No dia em que se comemora o 1º Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentares, a Sonae MC arranca com o projeto LIFEFood Cycle, de desenvolvimento de uma plataforma inovadora que permitirá às lojas Continente gerir as suas quebras de forma mais digital, otimizando a doação a instituições de solidariedade e a vender, a parceiros comerciais, os seus produtos alimentares em risco de quebra, por um preço que se prevê mais baixo.
Este é um projeto inovador e pioneiro a nível europeu, já que o Continente será a primeira marca a deter uma plataforma digital de gestão de doações e venda (B2B) dos seus excedentes. Melhorar a sustentabilidade do sistema alimentar é o objetivo do projeto LIFEFood Cycle, desenvolvido em consórcio com a Phenix, e cofinanciado em 55% pelo programa LIFE da União Europeia – o instrumento de financiamento europeu para o ambiente e a ação climática.
O LIFEFood Cycle vai tornar mais eficiente o processo das doações solidárias, aumentando o total da quebra que se consegue reaproveitar para instituições de apoio social e animal, em simultâneo com as vendas B2B que será uma novidade. O processo de doação já existe há muitos anos nas lojas Continente e, de forma predominantemente manual, permitiu doar, em 2019, 12,3 milhões de euros em excedentes alimentares, a mais de 1000 instituições de solidariedade social e associações de apoio a animais. Os colaboradores da empresa também beneficiam destes produtos que são disponibilizados nas áreas sociais das lojas e entrepostos Continente.
Todas as lojas têm parceria com uma ou mais instituições locais para doação de excedentes alimentares, desde que estes conservem condições de consumo – ou seja, a perda aconteça apenas no que diz respeito ao seu caráter comercial. As doações decorrem durante todo o ano, de forma transversal às lojas Continente.
A futura plataforma permitirá também a venda B2B a parceiros comerciais, permitindo recuperar mais produtos que perderam o seu valor comercial, a um preço previsivelmente mais baixo do que nas lojas físicas.
O Continente continua a desenvolver outras iniciativas para combater o desperdício alimentar nas suas lojas, como por exemplo, a venda, por apenas 0,50€/kg, das caixas de 5kg com frutas e legumes que estão perto de ultrapassar o ponto ótimo de consumo. As Caixas Zer0% Desperdício estão atualmente em vigor em 29 lojas, mas está a ser estudado o alargamento às restantes, evitando o desperdício de 25 toneladas de frutas e legumes por ano.
Além desta caixa, a marca está a aproveitar o desperdício gerado na produção das maçãs e peras IGP transformando-as em snacks de fruta desidratada, à venda por 0,69€ cada embalagem de 20g, mas não só: também há sumos naturais que levam apenas estas frutas espremidas, sem qualquer adição de açúcar ou água, como o sumo 100% maçãs de Alcobaça de 1,5l por 2,99€.
O projeto da Banana Solteira, numa colaboração entre Continente e Bagga, permite combater o desperdício das bananas que foram retiradas dos cachos e deixadas soltas nas lojas Continente. As bananas são colocadas à venda a preço fixo (0,50€) nas cafetarias Bagga.
Para Pedro Lago, Diretor de Projetos de Sustentabilidade da Sonae MC, “desde há muito tempo que a nossa visão assenta no desperdício 0. O grande objetivo é que não haja desperdício de qualquer alimento que esteja em condições de ser consumido. Este dia permite chamar a atenção para um problema que é de todos”.
O Continente tem vindo a trabalhar em projetos de economia circular e combate ao desperdício, como por exemplo, os Doces & Chutneys feitos a partir de frutas e legumes que perdem a sua validade comercial mas que são transformados e ganham nova vida; o Panana, um bolo rico em manganésio, feito com polpa das bananas que as pessoas já não querem levar das lojas; e a Bread Beer, uma cerveja artesanal desenvolvida em conjunto com a Vadia, produzida com excedentes do pão das padarias Continente.
Fonte: Sonae MC