O Conselho de Presidentes da BusinessEurope realizou-se no dia 06 de junho, virtualmente, em Liubliana, onde se debateram as principais temáticas a nível europeu. A reunião recebeu o primeiro-ministro Esloveno Janez Janša, que apresentou as prioridades da Presidência Eslovena, e que permitiu um debate de reflexão sobre o futuro da Europa. O Vice-Presidente Executivo Valdis Dombrovskis foi também orador nesta reunião, com quem se debateu a situação económica e o contexto internacional, nomeadamente relações com os Estados Unidos e China.

O Presidente da CIP, António Saraiva, reiterou a importância de a União Europeia não colocar cargas adicionais às empresas, num momento em que estas já se desdobram para enfrentar as consequências da pandemia. Novos requerimentos administrativos e legislativos dificultam a recuperação das empresas que operam no espaço europeu, e reduzem a atratividade da UE como local para investir, penalizando a nossa competitividade face aos grandes concorrentes mundiais.

A Secretária-Geral da CIP, Carla Sequeira, demonstrou a preocupação da CIP sobre o real impacto da pandemia nas PME quando, dentro de alguns meses, as medidas de apoio desaparecerem e as empresas tiverem de recomeçar a pagar os seus compromissos financeiros, sem que a atividade tenha já permitido recuperar a sua liquidez.