A Conferência “Cumprir Portugal – Dimensão, Inovação, Internacionalização” contou com a presença de mais de 600 empresários, encerrando com o contributo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A iniciativa decorreu no Centro de Congressos de Lisboa e nela participaram mais de 15 oradores, que debateram a dimensão, a inovação e a internacionalização em Portugal.

A Confederação Empresarial de Portugal realizou, no dia 12 de abril, em Lisboa, a Conferência dedicada ao tema “Cumprir Portugal – Dimensão, Inovação, Internacionalização”.

Os trabalhos tiveram início com uma breve intervenção de António Saraiva, Presidente da CIP, na qual salientou o papel da CIP ao longo destes 13 anos em que liderou a Confederação e fazendo um pequeno resumo do evento: “Cumprir Portugal significa construirmos um futuro mais próspero, mais alinhado com as aspirações dos portugueses”. Seguiram-se as boas-vindas dadas pela Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

“Os desafios da economia face à fragilidade da política” foi o mote para o primeiro painel da manhã, composto por Augusto Mateus, Consultor Estratégico da EY e Ex-Ministro da Economia, Paulo Portas, Fundador da Vinciamo Consulting e Ex-Vice-Primeiro Ministro, Pedro Siza Vieira, Partner da PLMJ e Ex-Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, e Vítor Bento, Chairman e CEO da APB – Associação Portuguesa de Bancos.

Neste conversa, moderada por Fátima Campos Ferreira, os intervenientes abordaram as dificuldades da economia face à crescente fragilidade da política, o porquê da economia e das empresas necessitarem de estabilidade e visão estratégica, previsibilidade e respeito pelos princípios basilares de funcionamento de uma economia de mercado. Foi debatida também a forma como a demagogia à esquerda e à direita fazem o seu caminho e acrescentam dificuldades políticas conjunturais às dificuldades económicas estruturais.

O segundo painel da manhã deu enfoque ao facto de Portugal e o mundo terem atravessado duas crises de dimensões nunca antes vividas – a crise das dívidas soberanas e a crise pandémica do Covid-19 – e teve como foco o recentrar o diálogo social, fundamental para a garantia de soluções de estabilidade e de crescimento.

António Saraiva, Presidente da CIP, moderou este painel, intitulado “A importância do Diálogo Social”, que contou com a presença de Francisco Assis, do Conselho Económico e Social, José António Vieira da Silva, Diretor Executivo da Fundação Res Publica e Ex-Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Manuel Carvalho da Silva, Diretor do CoLABOR e Ex-Secretário-Geral da CGTP-IN e Pedro Mota Soares, Advogado na Andersen e Ex-Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.

A Conferência teve seguimento à  tarde com uma conversa entre Bernardo Correia, Country Manager da Google Portugal e Jorge Portugal, Diretor-Geral da COTEC Portugal, sobre “Inteligência artificial: eficiência em tempos de incerteza económica”.

Os desafios futuros, os caminhos de sucesso a seguir num mundo em permanente e rápida mudança, e a digitalização da economia, aceleradora da profunda transformação que a sociedade atravessa, foram questões discutidas no último painel da conferência.

Num debate moderado por Pedro Pinto, Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica, Jorge Ferreira, CEO da PALBIT, Marcelo Nico, Diretor-Geral da Tabaqueira e Pedro Leitão, CEO do Banco Montepio, deram o seu contributo na temática “Nova economia: a disrupção digital”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, encerrou a Conferência “Cumprir Portugal – Dimensão, Inovação, Internacionalização”, felicitando o Presidente cessante António Saraiva e o Presidente da Confederação Empresarial de Portugal, Armindo Monteiro.

Veja algumas das fotografias da iniciativa aqui.

POISE PORTAL