A CIP – Confederação Empresarial de Portugal é uma das subscritoras do Manifesto do VI Fórum Ibero-americano das Micro, Pequenas e Médias Empresas. A promoção de uma estratégia pública de transformação digital, o compromisso de impulsionar projetos de transição ecológica justa, e a participação ativa na criação de fontes de financiamento são algumas das conclusões do documento que resultou dos dois dias de trabalho da reunião magna realizada em Medellín, Colômbia, nos dias 11 e 12 de dezembro. O Manifesto do VI Fórum Ibero-americano das Micro, Pequenas e Médias Empresas realça paralelamente os muitos desafios, soluções e oportunidades que concorrerão para a resiliência, crescimento e desenvolvimento das MPME de toda a região.

Representada pelo seu diretor-geral, a CIP apresentou no VI Fórum Ibero-americano das Micro, Pequenas e Médias Empresas um balanço sobre o papel fundamental que a adoção da transformação digital tem no aumento da produtividade, na otimização dos processos e na redução dos custos. Rafael Alves Rocha destacou igualmente a oportunidade de, e tendo presentes as metas da Digital Decade, «Portugal se posicionar acima da média da União Europeia nas metas correspondentes ao nível de intensidade digital das PME». O mesmo sucedendo na adoção de inteligência artificial, sendo «um exemplo nesta temática».

Organizado pelo CEIB (Conselho de Empresários Ibero-americanos) e pela SEGIB (Secretaria-geral Ibero-americana), em estreita colaboração com a FIJE (Federação Ibero-americana de Jovens Empresários), o VI Fórum Ibero-americano de Micro, Pequenas e Médias Empresas juntou mais de 70 representantes quer de organismos públicos, quer de organismos privados dos 22 países que constituem a comunidade Ibero-americana. No primeiro dia de trabalho, 11 de dezembro, nas sessões realizadas à porta fechada, foram organizadas três mesas de debate com enfoque nos seguintes temas: comércio externo e internacionalização; agroindústria de pequena escala; digitalização e novas tecnologias. No segundo dia de trabalho, 12 de dezembro, realizado em formato aberto, foram debatidos alguns dos grandes desafios para as MPME da região:

  • Comércio externo e internacionalização;
  • Agroindústria de pequena escala;
  • Digitalização e novas tecnologias;
  • As políticas públicas como motor do desenvolvimento das PME;
  • Aumento da produtividade;
  • MPME sustentáveis – sociedades de benefício e de interesse coletivo.

Saiba mais sobre a iniciativa AQUI.