A CIP – Confederação Empresarial de Portugal reuniu a 14 de novembro com os Grupos Parlamentares do PEV e do PS para debater as medidas propostas na Lei do Orçamento do Estado para 2018.

A CIP tem-se empenhado em contribuir de forma ativa e construtiva na definição de políticas que promovam um crescimento sustentado da economia nacional. Uma preocupação oportunamente atendida pela CIP, através de 14 propostas para o Orçamento do Estado para 2018 (aqui), com vista à criação de condições favoráveis ao investimento, qualificação dos recursos humanos e capitalização das empresas nacionais, condições essenciais para um crescimento económico mais sólido, assente em ganhos de produtividade. Recentemente, a CIP remeteu ainda a todos os grupos parlamentares com assento na Assembleia da República nove propostas de alterações legislativas para a discussão na especialidade (aqui).

A CIP lamenta que o Governo descure as empresas nacionais da sua estratégia económica. O setor empresarial é o garante do crescimento económico sustentado do país.

A atual Proposta de Orçamento do Estado para 2018 submete a sua função de estímulo ao crescimento económico a uma estratégia meramente distributiva dos ganhos decorrentes do melhor desempenho da atividade económica. O Governo perde assim um importante instrumento para tornar mais sustentável a ainda frágil recuperação económica.

A votação final global do Orçamento do Estado de 2018 está prevista para 27 de novembro.