O Presidente da CIP participou a 03 de junho no XXX Encontro de Presidentes Ibero-americanos, que reuniu os líderes das 23 Confederações Empresariais da América Latina e da Península Ibérica que têm assento no CEIB – Conselho de Empresários Ibero-Americanos.

A iniciativa foi presidida pelo Rei Filipe VI de Espanha e contou com a presença da Secretária-Geral do SEGIB – Secretaria-Geral Ibero-Americana, Rebecca Grynspan, do Presidente da OIE – Organização Internacional de Empregadores, Erol Kiresepi, e da Ministra espanhola da Indústria, Comércio e Turismo, Reyes Maroto.

A reunião foi iniciada pelo Presidente da CEOE António Garamendi, anfitrião do evento, e pelo Presidente da CEA – Confederação Empresarial de Andorra, país que irá acolher em novembro de 2020 o Encontro Empresarial Ibero-americano, que precede à Cimeira Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo.

Os participantes partilharam as melhores práticas implementadas nos seus países no combate ao impacto da pandemia do coronavírus e reforçaram o compromisso das suas confederações empresariais em torno do multilateralismo e solidariedade internacional para ultrapassar os desafios da crise do COVID-19.

O Presidente da CIP, António Saraiva, partilhou com os presentes o trabalho desenvolvido pela CIP na defesa das empresas no contexto da crise do coronavírus, para preservar o emprego e promover a recuperação da economia. António Saraiva expôs os 4 grandes desafios que Portugal enfrenta nos próximos anos – as alterações climáticas, a transição da sociedade digital, a demografia e a luta contra as desigualdades – e por isso congratulou iniciativas que promovam a cooperação e coordenação ao nível internacional para responder aos desafios comuns.

Fortalecer as relações de comércio e de investimentos entre os países ibero-americanos é por isso uma prioridade para a CIP, afirmou o Presidente, que continuará a defender ativamente a conclusão e implementação do Acordo de Livre Comércio entre a União Europeia e o Mercosul.