A CIP – Confederação Empresarial de Portugal, representada pelo Diretor-geral, Rafael Alves Rocha, esteve presente na sessão comemorativa do 20º aniversário da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), que decorreu, em Lisboa, a 4 de junho de 2024.
O representante da Confederação participou no painel da iniciativa «O Papel das Estruturas Empresariais Associativas Portuguesas e a CPLP», onde teve a oportunidade de partilhar a visão da CIP sobre as prioridades e a agenda necessárias para que a comunidade avance em direção à integração económica. Durante a sua intervenção referiu que os grandes desafios para as empresas no espaço CPLP são a excessiva carga legislativa por parte dos Estados e as restrições à mobilidade de pessoas, sugerindo ainda que se deveria apostar na língua portuguesa como um ativo económico.
Na sessão, os restantes intervenientes realçaram a importância do pilar económico, a necessidade de desenvolver o setor agroalimentar, apostar na formação e educação e criar um clima propício ao investimento e proteção do investimento.
A CE-CPLP desempenha um papel crucial para as empresas em Portugal, promovendo cooperação e oportunidades de crescimento no espaço lusófono. A colaboração entre os países da CPLP fortalece as relações económicas e facilita a expansão das empresas portuguesas, destacando a importância da língua portuguesa como ativo económico.
Fotografia: Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa/Nuno Mousinho Photography