A CIP – Confederação Empresarial de Portugal organizou, no dia 15 de maio, em parceria com a CCIP e AICEP, o Fórum Empresarial Portugal-Malta. Este encontro empresarial contou ainda com a colaboração de organizações empresariais e governamentais maltesas, como a Trade Malta, Malta Enterprise e a Malta Chamber of Commerce, Enterprise and Industry, congénere da CIP e membro da BusinessEurope.

O evento reuniu empresários portugueses e malteses dos setores do Turismo, Saúde, Construção, e Serviços, tendo contado com a presença de S.E. a Presidente da República de Malta, Marie-Louise Coleiro Preca, que destacou o bom momento das relações entre os dois países, que se deveriam traduzir num aumento das relações comerciais, com base na inovação e na criatividade, sublinhando o sector do Turismo como uma grande oportunidade económica, por um lado, e como meio para aproximar os dois países e culturas, por outro.

Na intervenção que coube à CIP, na figura da Secretária-Geral, foram sublinhados importantes temas como a necessidade de estabelecer maior cooperação económica entre as empresas portuguesas e maltesas, e o reforço do compromisso dos dois países por uma Europa coesa e unida em torno dos problemas comuns, capaz de responder concertadamente.
Presentes no encontro estiveram ainda o Ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira Cabral, o seu homólogo maltês, Christian Cardona, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Malta, Carmelo Abela.

Este encontro empresarial incluiu ainda um momento de reuniões B2B, que permitiram às empresas portuguesas e maltesas estabelecerem contacto direto para a partilha de informação.

Veja abaixo a galeria de fotos do evento.