A CIP – Confederação Empresarial de Portugal promoveu, no dia 16 de março, em parceria com a Porto Business School (PBS), a Conferência “Pensar no Futuro: O Desafio Das Lideranças”.

Assistiram presencialmente a esta iniciativa cerca de 150 pessoas nas instalações da Porto Business School, em Matosinhos.

A sessão de abertura da conferência contou com as intervenções do Dean da PBS, Ramon O’Callaghan, e do Presidente da CIP, António Saraiva. Seguiu-se o primeiro painel da manhã, em que foram debatidas “Que competências devem ter os novos líderes e qual o seu papel perante os novos desafios?”. O tema foi introduzido por Margarida Pedrosa, Docente e Diretora de Programas da PBS, num debate moderado por Patrícia Teixeira Lopes, Vice Dean da PBS, e que contou com a paticipação de Marco Galinha, CEO do Grupo Bel, António Amorim, Presidente e CEO da Corticeira Amorim, e Ana Salomé Martins, Executive Board Member da Symington.

“O que procuram os novos profissionais das empresas?” foi o mote para o segundo painel , que contou com a apresentação do tema por Maria Antónia Cadilhe, Investigadora e Docente. O debate, moderado por Catarina Quintela, Diretora da Área de Soluções Corporativas da PBS, ficou a cargo de José Miguel Leonardo, CEO da Randstad Portugal, Ana Vicente, Head of People da Sonae Sierra, e Cristina Azevedo, Diretora da Delegação Porto da LHH|DBM.

Seguiu-se o painel “Qual o papel do Associativismo na transformação social para o futuro?”, que contou com a participação de António Saraiva, Presidente da CIP, Jorge Portugal, General Manager da COTEC Portugal, e Miguel Pinto, Managing Director da Continental Advanced Antenna Portugal. A moderação ficou a cargo de Linda Pereira, Empresária, Consultora Internacional, Professora Universitária e Expert em Meeting Industry.

À tarde teve lugar uma sessão de pares em que os participantes, divididos em mesas redondas, debateram temas como o futuro do trabalho, liderança, desafios do marketing e vendas, atratividade e retenção de talento, sustentabilidade e crescimento.