A CIP – Confederação Empresarial de Portugal promoveu, no passado dia 23 de fevereiro, a Conferência Final do Projeto E+C – Economia Mais Circular.

Assistiram presencialmente a esta iniciativa cerca de 100 pessoas no Teatro Thalia, em Lisboa, às quais se juntaram mais 500, via online, através do canal do Youtube da CIP.

A sessão de abertura da conferência contou com as intervenções do Presidente da CIP, António Saraiva, e do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, seguidos de William Neale, Conselheiro de Economia Circular e Crescimento Verde da Comissão Europeia.

O evento prosseguiu com quatro painéis distintos.

No primeiro painel foram abordadas as “Recomendações para a Transição”, e Miguel Cardoso Pinto, Partner da EY-Parthenon, apresentou os resultados do inquérito E+C, seguindo-se o debate “Barreiras à Economia Circular – Identificação de oportunidades e soluções”, moderado por Carla Sequeira, Secretária-Geral da CIP, e no qual participaram Rafael Campos Pereira, Vice-Presidente da AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos Metalomecânicos e Afins de Portugal, Luís Delgado, Presidente da APQuímica – Associação Portuguesa da Química, Petroquímica e Refinação, Nuno Lacasta, Presidente da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, e Francisco Ferreira, Presidente da Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável.

“As competências necessárias” foi o mote para o segundo painel do evento, que contou com a apresentação dos resultados do inquérito “Empregos Circulares-Perfil de Qualificações” por Susana Escária, da Secretaria-Geral do Ambiente. O debate deste tema, moderado por Luís Mira Amaral, Vice-Presidente da CIP, ficou a cargo de Helena Almeida, da Sonae Capital, José Manuel Castro, Modatex – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios, Sofia Santos, Systemic | ISEG e Rui Miranda, SINDEL  Sindicato Nacional da Indústria e da Energia.

A seguir ao almoço teve lugar o painel “O papel da Sociedade”, com a participação de Sónia Passos, DGC – Direção-Geral do Consumidor, Ana Tapadinhas, DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, Gonçalo Lobo Xavier, APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição e Pedro Queiroz, FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, e moderado por Carla Sequeira, Secretária-Geral da CIP.

O último momento do evento contou com uma dinâmica distinta, através de um pequeno vídeo e um “Speed Talk”, subiram ao palco nove projetos/iniciativas de Economia Circular que pretendem apoiar as empresas nos desafios atuais e futuros: Circulytics, usada no Projeto E+C, CTI Tool, EcoEconomy 4.0, Be Smart Be Circular, Pacto português para os Plásticos, CEColab, CIRCO Hub, Zero Desperdício 360 e o PontoVerde Lab.

O encerramento do evento ficou a cargo de Luís Mira Amaral, Vice-Presidente da CIP.

Assista ao evento aqui.

Consulte a página do evento aqui e a página do Projeto E+C aqui.