No dia 08 de março às 09h00, por ocasião da comemoração do Dia Internacional da Mulher, a CIP – Confederação Empresarial de Portugal realiza, em parceria com a Randstad, uma conferência digital sobre igualdade de género no acesso e promoção das mulheres no emprego.

Apesar da evolução positiva dos últimos anos, não podemos ignorar as estatísticas que revelam que, em Portugal, apenas 26,6% das empresas têm uma liderança feminina, um valor abaixo da média europeia que se situa nos 30%, sabendo que o valor mínimo da paridade é de 40%, e que os quadros superiores masculinos ganham mais 26,1% do que mulheres com funções idênticas. Neste contexto, consideramos que faz sentido continuar a discutir os caminhos que nos levem à igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, nomeadamente no acesso a cargos de gestão.

O que podemos fazer? Que estratégia pode ser desenhada para que Portugal possa de uma vez por todas ser um exemplo? Que medidas para além da imposição de quotas, poderia o Estado adotar? O que fazem as empresas para responder a este desafio? Quais as vantagens da diversidade na gestão?

Esta é a discussão que queremos trazer a público e queremos fazê-la com os líderes das principais empresas de Portugal, não apenas para nos contarem as suas melhores práticas, mas para conseguirmos debater e encontrar linhas de ação para que o talento feminino não seja desperdiçado.

Esta é mais uma iniciativa desenvolvida no âmbito do Projeto Promova, iniciado em 2019, e que vai já na segunda edição. Um programa de formação executiva da CIP, destinado às mulheres e à sua promoção a altos cargos de direção nas empresas.

Conheça o programa e inscreva-se em https://cip.org.pt/conferencia-as-mulheres-e-o-emprego/