O Presidente da CIP, António Saraiva, interveio no dia 29 de outubro no Encontro Ibero-Americano de Cascais, organizado pelo IPDAL, que teve como objetivo aprofundar as relações entre decisores políticos e empresários latino-americanos e ibéricos.

A edição deste ano teve lugar no Centro Cultural de Cascais e contou com a participação especial de autoridades políticas e empresariais de Espanha e da Colômbia, que foram os países convidados desta reunião internacional de trabalho.

Durante a sua intervenção, o Presidente da CIP realçou o desafio da reindustrializacao das economias, que não pode ser encarada como uma estratégia antagónica ou alternativa à globalização pois, para que o relançamento industrial se possa concretizar, serão precisos mercados externos abertos e dinâmicos, onde as empresas possam provar o seu dinamismo e as suas vantagens competitivas. Mais, acrescentou António Saraiva, o espaço Ibero-americano comunga valores e línguas comuns e, por isso, os mercados dos países Ibéricos e da América Latina serão parceiros naturais para a reconstrução das suas Economias.

Por fim, foi pela CIP realçada a urgência no estabelecimento de compromissos que possibilitem a ratificação do Acordo de Comércio Livre entre a União Europeia e o Mercosul, devido ao seu potencial de crescimento e emprego nas duas regiões.