No passado dia 25 de maio 2022, o Vice-Presidente da CIP, Armindo Monteiro, participou na sessão de abertura de um encontro empresarial que foi organizado por ocasião da vinda da Delegação Institucional e Empresarial da Comunidade Valenciana a Lisboa.

A Delegação Valenciana foi liderada pelo Presidente daquela Generalitat Ximo Puig, que se fez acompanhar de altos quadros governamentais da região. Na componente empresarial, a delegação foi coordenada pela CEV – Confederação Empresarial da Comunidade Valenciana, e pelo Conselho das Câmaras da Comunidade Valenciana, e contou com a participação de 17 empresas de variados setores, como alimentação e bebidas, banca, cosmética, consultoria, distribuição e logística, cerâmica, estampagem, transporte ferroviário, energia (solar), maquinaria, mobiliário, pneus, software e têxtil.

O encontro teve como objetivo aprofundar os relacionamentos entre os empresários portugueses e espanhóis da Comunidade Valenciana e encurtar as distâncias atualmente existentes entre os nossos empresários e as nossas geografias, o Atlântico e o Mediterrâneo.

A Comunidade Valenciana tem 5 milhões de habitantes, é uma das 17 comunidades autónomas (CA) de Espanha, e surge como a 5ª CA parceira comercial de Portugal naquele país, a seguir a Madrid, Galiza, Catalunha e Andaluzia. Para aquela região, Portugal é o 6º país cliente e o 7º fornecedor. Atualmente, a Comunidade Valenciana é a CA espanhola que mais investe em Portugal, sendo de destacar o investimento da Mercadona no nosso país. Os principais bens transacionados entre Portugal e aquela região são produtos alimentares e bebidas, combustíveis, produtos químicos, plásticos, borracha, couro e peles, madeira, papel e cartão, têxtil, cerâmica, vidro, metais comuns, maquinaria, produtos eletrónicos, veículos, entre outros.

O encontro contou ainda com o apoio e participação da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola, da ICEX Portugal e da Embaixada de Espanha em Portugal, na figura da Senhora Embaixadora Marta Betanzos.