A CIP participou num pequeno-almoço de trabalho no Parlamento Europeu, que teve por objetivo debater a implementação do compromisso político assumido pela Presidente Ursula Von der Leyen, de reduzir em 25% as obrigações de comunicação de informações a nível europeu, no seu último discurso sobre o Estado da União.

Durante o debate, Martynas Barysas, Diretor na BusinessEurope, referiu que as empresas europeias identificam o ambiente regulatório como um dos principais fatores que ameaçam a atratividade da UE como local de investimento, só ultrapassado pelos preços da energia. Por sua vez, o Deputado Europeu Jorgen Warborn interveio, acompanhado de mais de 5.000 páginas – as mesmas que foram adotadas entre 2017 e 2022 em legislação europeia.

Joana Valente, Head of EU office da CIP, comentou «Os encargos acumulados ao longo dos últimos anos têm estrangulado o funcionamento das empresas europeias e impactado fortemente a atratividade da UE como local para fazer negócios. Dados recentes mostram que a Ásia atraiu 54% do investimento global em 2023, a América 24% (sendo que mais de 80% nos Estados Unidos), e a Europa apenas 10%, dos quais 7% na União Europeia. É urgente eliminar regulamentações intrusivas, desproporcionadas, pouco claras e contraditórias e simplificar procedimentos».