A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) coorganizou, no dia 22 de março, com a Federation of German Industries (BDI) e a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA), um seminário virtual com o título: “Next Generation EU: Portugal’s Recovery and Resilience Plan – Opportunities for companies.”

Na sessão de abertura do seminário, a primeira intervenção coube a Wolfgang Niedermark, Membro do Conselho Executivo da BDI. De seguida, Carla Sequeira, Secretária-Geral da CIP, defendeu que as candidaturas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) dirigidas às empresas devem ter um peso consentâneo com o papel central que, forçosamente, desempenham na recuperação e transformação da economia nacional. Contudo, mencionou, o PRR não reflete adequadamente esta realidade pois espera-se que apenas cerca de 30% do PRR apoie diretamente as empresas.

Referiu ainda que tem ficado claro o desfasamento entre as verbas alocadas à inovação empresarial e a forte resposta por parte das empresas às candidaturas abertas do PRR, a qual surpreendeu o Governo em termos de número, dimensão e qualidade.

Após a sessão de abertura, seguiram-se as palavras do Sr. Embaixador de Portugal em Berlim, Francisco Ribeiro de Menezes, contextualizando a profícua relação bilateral entre Portugal e a Alemanha.

De seguida, foi apresentado o PRR por Tomás Fidélis, representante da Estrutura Missão Recuperar Portugal. Logo depois, o painel “Opportunities for Cooperation” contou com Hans-Joachim Bohmer, Diretor Executivo da CCILA, e Miguel Crespo, Conselheiro económico e comercial da AICEP na Embaixada Portuguesa em Berlim. Em seguida, participou Vítor Neves, Vice-Presidente da Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP) no painel denominado “Business Innovation – the view from the Metallurgical sector”. Por fim, Klaus Deutsch, Chefe do Departamento de Investigação, Política Industrial e Económica da BDI, concluiu o seminário.