A CIP – Confederação Empresarial da Portugal lança o Projeto Progrida, um novo programa para lideranças femininas intermédias com o objetivo de impulsionar a igualdade de género nas empresas em Portugal

A presença de mulheres em cargos de decisão nas empresas tem evoluído lentamente e ainda está muito longe da paridade. A CIP – Confederação Empresarial de Portugal reconhecendo a importância da diversidade e da inclusão para o sucesso sustentável das organizações lança [a par do Projeto Promova], o projeto Progrida, um novo programa de formação executiva para cargos de liderança intermédia que tem como objetivo continuar a impulsionar a mudança e a inovação nas organizações.

Armindo Monteiro, Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, sublinha a importância deste novo projeto: “A boa notícia é que as mulheres estão mais representadas nas empresas em todos os níveis e funções. Foi dado um salto extraordinário nos últimos 30 anos. E ainda bem. A outra notícia é que há ainda caminho a fazer e ele tem de ser feito depressa. A convicção da CIP é que esta evolução tem de acelerar mais, rompendo definitivamente todos os bloqueios e entropias que ainda existem. É justo sublinhar que ainda não há igualdade de tratamento. Os salários entre homens e mulheres divergem e isso é inadmissível. Perdemos todos: mulheres, empresas e país. Este novo projeto impulsionado pela CIP tem como objetivo ajudar a derrubar mais barreiras.”

A primeira edição do Progrida realiza-se entre março e novembro de 2024, em parceria com a Porto Business School. José Esteves, Dean da PBS: “A Porto Business School tem o prazer de colaborar com a CIP neste programa, pois acredita firmemente na formação de líderes femininas excecionais e na promoção da diversidade de género. O Programa Progrida para Futuras Líderes é o impulsionador de carreiras para as nossas futuras agentes de mudança e sonhadoras, unindo a educação e a indústria para transformar o cenário para as nossas visionárias femininas do futuro”.

Para além da componente formativa, o projeto inclui ainda uma componente de coaching personalizado, tutoria, mentoria cruzada e várias atividades de networking.

O Progrida destina-se a chefias intermédias, a mulheres que tenham, pelo menos, cinco anos de experiência profissional e que, à data da candidatura, exerçam funções de gestão e tenham o apoio da empresa onde trabalham.

As empresas e as candidatas poderão submeter a sua candidatura através da página oficial do projeto entre outubro e dezembro. O processo de seleção será analisado posteriormente por uma equipa especializada da CIP – Confederação Empresarial de Portugal.

Mais informação em PROJETO PROGRIDA – CIP – Confederação Empresarial de Portugal