A Transição Digital é a alavanca que nos permite acelerar o crescimento económico do país sendo para isso fundamental a alfabetização digital de todos os portugueses.

O reforço das competências digitais nas populações menos digitalizadas é uma das 12 prioridades CIP para a Economia Digital. Alinhada com a missão nacional de inclusão digital de todos os portugueses, a CIP junta-se ao Programa EUSOUDIGITAL convidando os seus Associados e empresas nacionais que ainda não o fizeram a aderir a esta iniciativa pública.

O que é o Programa EUSOUDIGITAL?

É uma iniciativa que junta a Estrutura de Missão Portugal Digital, a Caixa Geral de Depósitos e o MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, e é financiado pelo Portugal 2020 e pela União Europeia.

Pretende promover a literacia digital dos portugueses através de ações de capacitação de adultos que nunca utilizaram a internet. O objetivo é criar parcerias na comunidade de modo a conseguir, até 2023, fazer a inclusão digital básica de 1 milhão de pessoas com a colaboração de voluntários, apoiados por uma rede de 1500 Centros EUSOUDIGITAL distribuída por todo o país.

O que são Centros EUSOUDIGITAL?

Os Centros EUSOUDIGITAL são espaços de aprendizagem de competências digitais na comunidade, onde voluntários e alunos se encontram para uma sessão de aproximadamente 2h. Estes Centros são equipados pela estrutura do Programa com 3 tablets e apoiados na implementação e gestão operacional.

Entidades que pretendam capacitar com competências digitais básicas os seus colaboradores e/ou clientes e entidades que pretendam ser Centros (espaço) e/ou disponibilizar voluntários (mentores) são parceiros privados privilegiados do Programa.

Como ser Voluntário EUSOUDIGITAL?

Enquanto cidadão também pode contribuir para a promoção da literacia digital dos portugueses inscrevendo-se como voluntario no deste programa.

Para saber mais informações sobre o Programa, que decorrer até 2023 visite:

https://www.eusoudigital.pt/