A CIP – Confederação Empresarial de Portugal foi selecionada para integrar os trabalhos do B20, o fórum oficial de diálogo do G20 com a comunidade empresarial mundial. Representada pelo seu Diretor Geral Rafael Alves Rocha e pela Head of EU Office Joana Valente, a CIP participou na primeira reunião do grupo de trabalho «Trade & Investment», plenário que decorreu a 22 de março, e foi liderado pelo CEO da Embraer Francisco Gomes Neto. O intuito é congregar um conjunto de orientações sobre políticas de comércio e investimento a nível mundial com vista à preparação de recomendações à Presidência do G20.

«A participação da CIP no B20 é mais uma oportunidade de influenciar positivamente as políticas públicas. Neste caso concreto, as políticas de comércio e investimento a nível mundial. Temos vindo a defender terminantemente em Portugal, e também no âmbito da BuninessEurope, a confederação europeia de empresas, o investimento é peça fulcral para o relançar da economia. Isto combinado com as preocupações ESG (Ambiente, Social e Governança) sem contudo transformar a regulamentação verde em barreiras, obstáculos ou constrangimentos verdes. O comércio global ressentir-se-ia de forma muito acentuada», afirma o Diretor Geral da CIP, Rafael Alves Rocha.

O Brasil preside à Cimeira do G20 este ano (novembro), sendo que a Confederação Nacional da Indústria Brasileira (CNI) assume o papel de anfitriã do B20. O trabalho do B20 tem como princípio orientador o «Crescimento Inclusivo para um Futuro Sustentável».  O grupo de trabalho sobre Comércio e Investimento, que a CIP integra, irá contribuir com recomendações, então, sobre políticas de comércio e investimento a nível mundial.