No primeiro Barómetro da Conjuntura, relativo a maio, sobressaem a quebra dos indicadores de confiança de todos os setores e a redução do índice de produção industrial, o que fundamenta os receios sobre a evolução económica portuguesa

A CIPConfederação Empresarial de Portugal e o ISEGInstituto Superior de Economia e Gestão, assinaram um protocolo para realização de um barómetro mensal  sobre a conjuntura económica.

O Barómetro CIP/ISEG inclui indicadores de Clima Económico, indicadores de Confiança por Sectores de Atividade e também dos Consumidores, índice de Produção Industrial, Volume de Negócios nos Serviços e Comércio a Retalho e ainda a evolução do indicador de Tendência e Expectativas para o trimestre seguinte.

Esta colaboração entre as duas instituições tem como objetivo divulgar informação, com rigor científico, e orientá-la para o interesse dos decisores económicos e políticos.

Em maio, confirmou-se o arrefecimento do crescimento na Alemanha e na Zona Euro. Este dado representa um fator de risco elevado para Portugal, pelo que é da máxima importância que seja compensado pelo crescimento do investimento a realizar no país.

Armindo Monteiro, Presidente da CIP: “Um país que não se mede é um país que não se gere ou, então, é gerido sem a base técnica indispensável. São precisos números e factos concretos para iluminar os problemas. O Barómetro de Conjuntura CIP/ISEG tem precisamente como objetivo recolher informação concreta sobre a economia, permitindo, deste modo, que os decisores económicos e políticos encontrem neste documento uma base cientificamente robusta para tomar decisões e antecipar tendências e problemas. Este Barómetro terá ainda outro alcance: o debate público também ganhará mais solidez e profundidade, já que passa a estar ancorado numa base credível com a assinatura e a qualificação do ISEG, a que se junta a experiência e o conhecimento da CIP.”

João Duque, Professor Catedrático de Finanças e Presidente do ISEG : “O ISEG já publica há muitos anos e com regularidade mensal uma Síntese de Conjuntura e um Índice De Confiança, ambos reconhecidos pela sua credibilidade nos meios académicos e económicos. A parceria agora estabelecida com a CIP, que resultou na criação do Barómetro de Conjuntura Económica CIP/ISEG, com uma sempre desejável colaboração entre a academia e o mundo empresarial, vem permitir alargar o âmbito desta informação sobre o pulsar da conjuntura económica, orientando-a ainda mais para o interesse dos decisores económicos, mas mantendo o mesmo rigor científico. Estou convicto que o Barómetro CIP/ISEG, fruta desta colaboração prestigiante para ambas as instituições, será reconhecido como um serviço prestado a todos os decisores económicos e políticos, bem como à sociedade em geral, ajudando-os anteciparem a evolução da economia portuguesa e do contexto em que ela se insere.”

Consulte aqui primeiro Barómetro da Conjuntura CIP | ISEG.