A CIP – Confederação Empresarial de Portugal, juntamente com os seus associados, e em parceria com a EY Parthenon, está a promover o maior debate alguma vez realizado em Portugal sobre os desafios e obstáculos à implementação de modelos de circularidade nas empresas portuguesas.

Acompanhe toda a atividade deste Ciclo de Webinars em https://cip.org.pt/ciclo-de-webinars-empresas-mais-circulares/
Nesta página pode assistir aos webinars que já decorreram, conhecer os programas e inscrever-se nos que ainda não se realizaram.

A urgência da transição de uma Economia Linear para uma Economia Circular está bem patente no quadro das políticas nacionais e europeias, e é condição essencial ao crescimento sustentável, bem como a uma economia competitiva e neutra em carbono.

“A CIP acredita que as empresas têm de estar na linha da frente da inadiável transição para uma Economia mais Sustentável. Não só operando as necessárias alterações aos seus modelos produtivos, mas ajudando também a sensibilizar os nossos empresários, através do exemplo e pela demonstração dos benefícios das mudanças operadas nas organizações que lideram”, explica Sílvia Machado, Assessora Sénior da CIP para a área de Ambiente & Clima e coordenadora do Projeto Economia + Circular.

O projeto prevê o levantamento das medidas já implementadas e das ações adotadas com vista à circularidade, assim como a identificação dos entraves sentidos pelas empresas de forma a identificar os caminhos a seguir, nomeadamente em termos regulatórios, e a elaboração das respetivas recomendações.

Com este objetivo, encontra-se já em curso um inquérito multissetorial alargado. Este levantamento é complementado pelo Ciclo de Webinars “Empresas Mais Circulares”, que decorre até 01 de julho, em formato digital, e que junta à mesma mesa “quem produz, quem recicla e quem regula”, explica Sílvia Machado.

Realizaram-se já quatro webinars dedicados aos setores têxtil, indústrias de base florestal, cerâmica e distribuição.

O primeiro webinar realizou-se a 27 de maio, dedicado ao tema “O exemplo dos têxteis e vestuário”, e contou com a organização da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal. Mais informações aqui.

O segundo webinar realizou-se a 08 de junho, dedicado ao tema “O contributo das indústrias de base florestal”, e foi promovido pela AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, APCOR – Associação Portuguesa da Cortiça e CELPA – Associação da Indústria Papeleira. Mais informações aqui.

O terceiro webinar realizou-se a 16 de junho, dedicado ao tema “Desafios no setor cerâmico”, e foi organizado pela APICER – Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria.

O quarto webinar realizou-se a 16 de junho, dedicado ao tema “Desafios e oportunidades dos bioplásticos na distribuição”, e contou com a organização da APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição.

 

Ciclo de Webinars “Empresas Mais Circulares”

27 maio – Empresas + Circulares: O exemplo dos têxteis e vestuário – promovido pela ATP

08 junho – Empresas + Circulares: O contributo das indústrias de base florestal – promovido pela CELPA, APCOR e AIMMP

16 junho – Empresas + Circulares: Desafios no setor cerâmico – promovido pela APICER

16 junho – Empresas + Circulares: Desafios e oportunidades dos bioplásticos na distribuição – promovido pela APED

22 junho – Empresas + Circulares: Contributo da química de base para a circularidade – promovido pela APQuímica

28 junho – Empresas + Circulares: Desafios nos setores metalúrgico, fundição e metalomecânica – promovido pela AIMMAP e APF

01 julho – Empresas + Circulares: Estratégias adotadas nas Embalagens – promovido pela SPV