A CIP vai apresentar em conferência de imprensa e em direto no seu website e página de Facebook, a 14 de setembro, segunda-feira, às 16:00, os resultados do inquérito feito às empresas em Portugal sobre a sua situação atual e as expectativas que têm para o último quadrimestre do ano, quando ainda nos encontramos num contexto marcado pela pandemia de covid-19.

Os empresários e gestores foram questionados sobre os atuais níveis de vendas, prazos de pagamento e encomendas em carteira, mas também sobre as perspetivas que têm de evolução das vendas, recursos humanos e investimento.

Paralelamente, será atualizada informação sobre o acesso a atividade empresarial, o acesso ao layoff e sobre a avaliação das medidas de apoio em vigor, no quadro da pandemia.

Este inquérito inicia uma segunda fase do Projeto Sinais Vitais, desenvolvido em conjunto pela CIP, através das associações que a integram, e pelo Marketing FutureCast Lab do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, com o objetivo de recolher informação atualizada sobre a posição dos responsáveis pelas empresas portuguesas e sobre o impacto que diferentes situações têm nestas, no quadro da situação de exceção provocada pela pandemia de covid-19.

Os inquéritos são feitos e divulgados regularmente e abordam temas considerados relevantes para a atividade empresarial, na atual situação de exceção, contribuindo para a existência de dados quantitativos fiáveis sobre a realidade das empresas, permitindo uma atuação dinâmica dos responsáveis políticos e do movimento associativo, a cada momento.