A CIP apresentou publicamente a 06 de outubro o Estudo sobre a Carga Fiscal em Portugal – disponível aqui – realizado pela EY e pela Sérvulo e que resulta de uma análise da efetiva carga fiscal incidente sobre o tecido empresarial, com a recolha e identificação dos principais tributos a vigorar no território português, bem como outras figuras de natureza “para tributária”.

A apresentação do estudo foi feita por Carlos Lobo, da EY Portugal, e Diogo Feio, da Sérvulo e Associados, numa conferência sobre fiscalidade, que se realizou no auditório da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), em Lisboa.

A conferência contou com a presença de Salvador de Mello, Presidente do Conselho Geral da CIP, e da Presidente do Conselho das Finanças Públicas, Nazaré da Costa Cabral, que fez a abertura. Seguiu-se um debate com a participação do professor universitário e ex-secretário de Estado Fernando Rocha Andrade, do professor universitário e ex-assessor económico do Presidente da República Joaquim Miranda Sarmento, do Presidente Conselho Fiscalidade da CIP, Pedro Mota Soares, e do Vice-Presidente executivo da CIP Óscar Gaspar. O debate foi moderado por Ana Rita Chacim, da EY Portugal, e por Teresa Pala Schwalbach, da Sérvulo e Associados. O encerramento da conferência esteve a cargo de António Saraiva, Presidente da CIP.

Assista aqui ao vídeo da sessão.