No dia 23 de junho de 2020, a CIP, através do seu Vice-Presidente, Óscar Gaspar, participou em videoconferência, na Cimeira Social Tripartida.

As Cimeiras são compostas pela Presidência do Conselho em exercício, pelas duas Presidências seguintes (no contexto atual, Croácia, Alemanha e Portugal, respetivamente), pela Comissão Europeia e pelos Parceiros Sociais europeus e nacionais.

O tema objeto de discussão foi “Contribution of the Social Partners to relaunching Growth and Employment in the Aftermath of COVID-19”.

Na sua intervenção, o Vice Presidente da CIP realçou, em síntese: i) a necessidade de a União focalizar-se no essencial; ii) que o sucesso do Green Deal e da Digitalização exigem a promoção de mercados de trabalho resilientes e uma aposta robusta na educação e formação ao longo da vida; iii) que a competitividade das empresas é essencial agora e no futuro; iv) e que a União deve respeitar as competências dos Estados-Membros e a autonomia dos Parceiros Sociais.

No final da Cimeira, foi apresentado o Acordo-Quadro dos Parceiros Sociais Europeus sobre a Digitalização, o qual será brevemente divulgado pela CIP.

Cimeira Social Tripartida Cimeira Social Tripartida2.jpg 1 Cimeira Social Tripartida3.jpg