A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) passa a integrar o Comité de Acompanhamento do Programa Regional do Norte para o período de programação 2021-2027, de acordo com o Despacho n.º 2789-N/2023, do Gabinete da Senhora Ministra da Coesão Territorial. O comité foi instituído pelo Decreto-Lei n.º 5/2023, de 25 de janeiro, que estabelece o modelo de governação dos fundos europeus e dos respetivos programas para o período de programação 2021-2027.

Os comités de acompanhamento têm como objetivo acompanhar o desempenho dos respetivos programas e garantir a sua eficácia e eficiência. Devem incluir representantes dos parceiros pertinentes, garantindo uma representação equilibrada das autoridades competentes dos Estados-Membros, dos organismos intermédios e dos parceiros.

A CEVAL – Alto Minho é uma entidade de referência no apoio às empresas e empresários da região, procurando promover a competitividade e o desenvolvimento económico do Alto Minho. A sua integração no Comité de Acompanhamento do Programa Regional do Norte para o período de programação 2021-2027 permitirá uma maior participação na definição das políticas regionais e um acompanhamento mais próximo da execução dos fundos europeus no Norte de Portugal.

De recordar que a participação da CEVAL e restantes entidades deste comité de acompanhamento será crucial para assegurar a eficácia e eficiência dos programas. Ao incluir representantes e parceiros relevantes, tais como a CEVAL, é possível garantir uma representação equilibrada das autoridades competentes dos Estados-Membros, organismos intermédios e parceiros.

A CEVAL possui uma vasta experiência e conhecimento em temas como formação profissional, emprego e empreendedorismo, tornando-se um parceiro valioso na elaboração e implementação dos programas europeus para o ciclo 2021-2027. A participação ativa nos comités de acompanhamento permite à CEVAL partilhar diferentes perspetivas e opiniões, contribuindo para a melhoria contínua dos programas e para a obtenção de melhores resultados para a economia do país e da região.

Assim, a CEVAL desempenhará um papel importante neste processo, como representante das empresas e da região do Alto Minho nos comités de acompanhamento, assegurando que os programas europeus sejam bem-sucedidos e tragam benefícios significativos para a a região norte.

Fonte: CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho