O PNAM – Prémio Nacional de  Arquitetura em Madeira vai na sua 5ª edição e destina-se a arquitetos portugueses que escolhem a madeira como matéria prima  para as suas construções.

A Comissão Organizadora, integra mais uma vez a AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal que preside, a Ordem dos Arquitectos OA e a CPCI, Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário.

Com enorme sucesso e prestígio nacional e internacional em todas as edições, o PNAM, prémio bienal para Arquitetos Portugueses inscritos na Ordem dos Arquitectos e com Construções em Madeira, cujo troféu foi concebido e desenhado pelo Arq. Álvaro Siza, tem merecido o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República, com cerimónias de entrega na Fundação da Juventude (Porto), Sala do Senado da AR (Lisboa), Palácio do Bolhão (Porto), Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o júri presidido por distintos arquitetos portugueses, Pedro Bandeira (2011), Gonçalo Byrne (2013), Rebelo de Andrade (2015) e Nuno Sampaio (2017).

O Prémio tem-se vindo a afirmar-se  como uma marca de referência na Arquitetura em Madeira em Portugal. Nomes conceituados e jovens arquitetos, cada vez em maior número, têm vindo a participar nas várias edições do PNAM com a chancela do Arquiteto Siza Vieira.

O PNAM’19, em organização, tem como Comissária a jornalista Fátima Torres e um júri presidido pelo Arq. Nuno Martins de Melo, autor e vencedor do PNAM 17 com a obra “Os Passadiços do Paiva”. A cerimónia de entrega de prémios nesta edição será realizada na Região Centro, território com forte implantação de empresas do nosso setor e, ao mesmo tempo, tão fustigada pelos incêndios dos últimos anos.

Este ano, o a entrega do Prémio terá lugar no Mosteiro de Alcobaça a 8 de novembro.