A CIP subscreveu uma carta, juntamente com congéneres e organizações de outros estados-membros, sobre o regulamento para inteligência artificial (IA), com vista ao trílogo que ocorreu no dia 27 de novembro.

A carta foi dirigida à Comissária Jourová, ao Comissário Breton, e ao Diretor-Geral Viola, bem como aos Membros do Parlamento Europeu e representantes da Presidência Espanhola do Conselho da UE, envolvidos nas negociações.

Os signatários apoiam os objetivos gerais do regulamento sobre IA, com vista a promover a confiança e a inovação neste importante domínio para o crescimento da economia da União Europeia. Mantêm-se, no entanto, algumas preocupações específicas nas negociações entre os colegisladores, e para as quais chamamos a atenção nesta carta.

O novo regulamento deve assegurar regras exequíveis, reduzir ao mínimo a burocracia, e defender abordagens colaborativas, de forma a que a Europa possa desenvolver ainda mais esta tecnologia inovadora e garantir a liderança a nível de investigação e desenvolvimento da IA.