A APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição apresentou no dia 17 de abril, a Visão Estratégica 2023-2026, sob o mote “Distribuir Valor Rumo ao Futuro”.
À semelhança do que acontece com todas as direções, é apresentado um documento estratégico, com vista a enquadrar as prioridades intervenção da APED neste período. A Visão Estratégica 2023-2026 “Distribuir Valor Rumo ao Futuro” substitui a Visão Estratégia anterior (2019-2022) e constituiu o instrumento orientador do posicionamento da APED junto da sociedade, assumindo um papel fundamental para a transição do País para uma economia circular, descarbonizada e digital.
Neste documento, a APED apresenta quatro eixos estruturantes da sua ação para responder aos desafios atuais e futuros que se colocam ao setor da distribuição, num contexto de transformação acelerada e elevada incerteza:
- Sustentabilidade
- No que respeita à Sustentabilidade, a APED participa no compromisso coletivo de descarbonização das atividades do setor até 2040, num esforço contínuo de contribuir para um ecossistema favorável à transição energética e climática. Este é um caminho longo e cheio de desafios, especialmente a nível regulatório, relativamente ao qual a APED empenhará todos os seus esforços para defender soluções que acomodem, simultaneamente, a defesa do planeta, a experiência e visão dos seus Associados e as necessidades dos consumidores.
- A APED está empenhada em participar ativamente no processo de desenho de políticas públicas de ambiente, ação climática e eficiência no uso dos recursos, contribuindo de forma construtiva na definição de um enquadramento legislativo equilibrado.
- Supply Chain
- APED continuará a bater-se por uma cadeia de valor justa e competitiva, defendendo e promovendo práticas comerciais equilibradas como instrumento para um crescimento sustentável, que melhor sirva os consumidores.
- A APED continuará a acompanhar de perto todos os riscos de elevada capacidade de constrangimento no panorama internacional e que desafiam as cadeias de abastecimento, perturbando o seu regular funcionamento, em particular no que respeita à distribuição de bens essenciais (alimentares).
- Pessoas
- A APED coloca as Pessoas no centro da sua atividade. A promoção do desenvolvimento das competências e do mérito dos colaboradores, valorizando-os e capacitando-os com novos conhecimentos para satisfazer as necessidades e exigências do setor, constitui mais uma vez, uma prioridade inelutável da Direção.
- Ao empregaremos mais de 145 mil colaboradores, a APED tem a responsabilidade e o dever de promover a aceleração da requalificação, tanto através de programas de upsliing como de reskilling, resultantes das mudanças que estão a ocorrer devido à automação e transição ecológica. (Estima-se que, até 2030, a nível europeu, entre 10 a 13 milhões de colaboradores do sector necessitem anualmente de novas competências profissionais)
- Digitalização
- A APED focar-se-á no acompanhamento dos desenvolvimentos na regulação do digital, do e-commerce à introdução da robótica nos processos de logística, da inteligência artificial, do blockchain e dos smart payments, com vista a ganhos de eficiência, qualidade e sustentabilidade.
- A criação do Observatório Digital para monitorização de tendências e alterações legislativas ao nível digital, e-commerce, robótica e o lançamento de um Manual de Boas Práticas de Cibersegurança são duas das medidas mais relevantes assumidas pela Direção para adaptação do setor a esta realidade.
A APED congrega as empresas do setor retalhista, grossista e de comércio eletrónico, assumindo-se como a voz ativa e representativa deste setor fundamental para a economia, representam mais de 12,4% do Produto Interno Bruto de Portugal, a sua atuação é pautada pela procura de soluções construtivas para toda a cadeia de valor, que melhoram a competitividade da economia nacional, e conta atualmente com mais de 200 associados, que representam mais de 145 mil colaboradores, repartidos entre o retalho alimentar e do retalho especializado, em mais de 4.500 lojas.
Em abril de 2023, foi eleita uma nova Direção da APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição para o mandato de 2023-2026. O Presidente da Direção é, desde então, o José António Nogueira de Brito (CFO do Grupo Jerónimo Martins) e o Diretor-geral é, desde 2019, o Gonçalo Lobo Xavier.
Fonte: APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição