A APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações acaba de lançar uma iniciativa com o objetivo de distinguir as melhores dissertações de mestrado nas áreas de tecnologias de informação, telecomunicações e media de alunos das escolas que integram o Consórcio das Escolas de Engenharia (CEE). Com este prémio, pretende-se reforçar o apoio à formação superior de recursos humanos qualificados para o setor das TIC e Media, bem como dar relevância acrescida à investigação e à inovação nestas áreas de intervenção.

Assim, foi criado o Prémio APDC – Best Thesis Award, para premiar o mérito das dissertações de mestrado dos alunos das seis escolas representadas pelo CEE, que se juntou à Associação para garantir o lançamento desta iniciativa.  Aos vencedores das três melhores dissertações de mestrado nas áreas de TIC, Telecomunicações e Media será atribuído um prémio pecuniário de 1.500 euros.

Podem candidatar-se os alunos de mestrado que concluíram e discutiram a sua dissertação em 2020. Estão abrangidas as seguintes faculdades e mestrados:

  • Escola de Engenharia da Universidade do Minho (Mestrado Integrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática; Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação; Mestrado em Sistemas de Informação; Mestrado em Tecnologias Interativas; Mestrado integrado em Engenharia Informática; Mestrado em Engenharia Informática; Mestrado em Engenharia de Redes e Serviços Telemáticos; Mestrado em Design de Comunicação de Moda ; Mestrado em Tecnologias Interativas);
  • Universidade de Aveiro (Mestrado Integrado em Engenharia Computadores e Telemática; Mestrado em Engenharia Informática; Mestrado em Cibersegurança; Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações; Mestrado em Comunicação Multimédia);
  • Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores; Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação; Mestrado em Ciência da Informação; Mestrado em Engenharia de Software; Mestrado em Multimédia).
  • Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova De Lisboa (Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores; Mestrado Integrado em Engenharia Informática; Mestrado em Análise e Engenharia de Big Data).- Instituto Superior Técnico (Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores; Mestrado em Engenharia Informática de Computadores (Alameda); Mestrado em Engenharia Informática de Computadores (Tagus)).
  • Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores; Mestrado em Engenharia Informática; Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados;        Mestrado em Engenharia Informática; Mestrado em Segurança Informática; Mestrado em Design e Multimédia).

“É clara e crescente a falta de talento qualificado nas áreas das tecnologias de informação e nas telecomunicações. E os media são um pilar e um garante da nossa democracia e liberdade de expressão. Tendo em conta os desafios que o país enfrenta, agora multiplicados pela grave crise económica e social provocada pela pandemia da COVID-19, temos de garantir que temos recursos humanos que nos ajudem a construir um futuro sustentado. Evidenciar o que de melhor temos nas nossas universidades poderá representar um forte incentivo a que mais jovens optem por estas áreas de formação”, afirma Rogério Carapuça, Presidente da APDC.

Por seu lado João Falcão e Cunha, coordenador do Consórcio de Escolas de Engenharia, refere “A nossa educação superior em engenharia, tecnologias de informação e telecomunicações é de qualidade comparável à das melhores escolas do mundo, não se limitando à aquisição de conhecimento e experiências em tecnologias e métodos. Os nossos estudantes adquirem frequentemente competências de trabalho em grupo, de gestão e liderança de projetos e de pessoas, envolvendo atividades de investigação e inovação”.

Os alunos poderão apresentar as suas candidaturas no website da APDC, até ao dia 15 de fevereiro. Os trabalhos serão avaliados por um júri presidido por um representante da APDC, ou por um dos seus associados com competência delegada, e composto por um número variável de personalidades de reconhecido mérito no domínio das áreas do concurso. Os resultados serão conhecidos até meados de março.