A CIP e a CNN juntam-se para “Discutir Portugal” — o presente e o futuro. Teve início no sábado, dia 12 de novembro às 21h30, o programa em que o Presidente da CIP, António Saraiva, convida personalidades empresariais e políticas nacionais para uma conversa onde, de quinze em quinze dias, entre novembro e março, vão cruzar-se opiniões e olhares diferentes, sobre o país que somos e queremos um dia ser.

Num momento em que a inflação castiga os portugueses e as empresas nacionais, efeito que se faz sentir no mundo inteiro, o primeiro convidado, Mário Centeno, Governador do Banco de Portugal, falou de como o Banco Central Europeu, que gere o preço do dinheiro, olha para o problema e pretende ajudar a resolvê-lo… Até quando vão aumentar as taxas de juro? Com o que podemos contar? António Saraiva olhou para o outro lado do problema: os efeitos recessivos na economia no investimento, mas também o empobrecimento das famílias.

Numa altura em que 2023 e 2024 se apresentam como uma advinha embrulhada num difícil quebra-cabeças, o primeiro episódio do “Discutir Portugal” — serão dez — antecipará o que vão ser as emissões seguintes: os protagonistas da atualidade olham para o que está a acontecer no país e arriscam um caminho para o nosso futuro coletivo.

Veja o programa completo aqui.