2022.11.26 Fernando Medina

No quinto programa “Discutir Portugal” — o presente e o futuro, a parceria da CIP com a CNN, o Presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, convidou Luís Castro Henriques, presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

António Saraiva destacou o percurso notável que Portugal tem feito com as exportações e a captação de investimento estrangeiro importante para o crescimento económico do país. E como na última década foi alterado o paradigma da perceção de Portugal no mundo.

O Presidente da AICEP confirmou o sucesso das empresas portuguesas, cada vez mais competitivas e inseridas em novos mercados, Um posicionamento  que só foi possível graças ao crescimento sistemático das empresas portuguesas, acima do PIB, em especial nos setores automóvel e da maquinaria e eletrónica, que dominam as exportações.

O Presidente CIP sublinhou que esse desempenho podia ser ainda mais elevado caso os custos de contexto fossem menores do que são em Portugal, desde logo a carga fiscal e a burocracia.

Luís Almeida Henriques revelou o número de novos projetos que a agência captou no ano passado, um recorde absoluto de 47 novos clientes. Representaram um investimento de 2,4 mil milhões de euros. O talento, pessoas muito qualificadas e universidades de excelência são elementos que tornam Portugal, defende o presidente da AICEP, na linha da frente.

O quinto episódio do “Discutir Portugal” foi emitido a 21 de janeiro, às 21h34. Veja o programa completo aqui.