2022.11.26 Fernando Medina

No segundo programa “Discutir Portugal” — o presente e o futuro, a parceria da CIP com a CNN, o Presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, convidou Fernando Medina, Ministro das Finanças.

O momento de grande imprevisibilidade para as famílias e empresas e as perspetivas para o ano que está quase a começar dominaram a conversa. O governante revelou-se otimista quanto a 2023, prevê que o preço dos bens energéticos e o abrandamento da economia vão contribuir para baixar a taxa de inflação e permitir olhar para o futuro de outra maneira. O Presidente da CIP quis saber o que está previsto no Orçamento do Estado para melhorar a competitividade dos negócios e lembrou que as empresas portuguesas têm a maior taxa de IRC da União Europeia e da OCDE.

Fernando Medina reconheceu a importância do acordo celebrado com os parceiros sociais e sobre como a Pandemia e a guerra em curso na Ucrânia provocaram alterações e encurtaram as formas de produção, reduzindo a dependência de terceiros. António Saraiva destacou o Relatório do Tribunal de Contas que fez uma avaliação negativa à resposta do Governo à crise provocada pela Pandemia e sublinhou a importância do Plano de Recuperação e Resiliência não ter o mesmo desfecho.

O segundo episódio do “Discutir Portugal” foi emitido a 26 de novembro, às 21h34. Veja o programa completo aqui