2022.11.26 Fernando Medina

No terceiro programa “Discutir Portugal” — o presente e o futuro, a parceria da CIP com a CNN, o Presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, convidou Paulo Pereira da Silva, Presidente do Conselho de Administração da Renova há já 27 anos.

A empresa familiar tem uma história de várias gerações, tem apostado em reforçar a marca e diferenciá-la de outras. É o caso do papel higiénico preto, vendido como produto de luxo para mercados como os Estados Unidos da América. Ou o Chinês, para onde vende apenas em formato digital e através da plataforma Tik-Tok. António Saraiva destacou os três grandes desafios, que em seu entender, são a chave para o êxito das empresas portuguesas, como é o caso da Renova: a dimensão, a inovação e a internacionalização.

O Presidente da CIP quis saber quais os desafios de Portugal, das empresas, da economia daqui a 20 anos, num momento em que o mundo está em constante mudança, em atualização permanente e em que tudo é efémero. Para o empresário  o segredo passa pelas pessoas e pelo  talento, que – defende – existe no país mas explicou que é preciso criar o clima para que seja possível. E sendo um europeísta confesso, defendeu o reforço da unidade entre os países-membros.

O terceiro episódio do “Discutir Portugal” foi emitido a 10 de dezembro, às 20h20. Veja o programa completo aqui