2022.11.26 Fernando Medina

No quarto programa “Discutir Portugal” — o presente e o futuro, a parceria da CIP com a CNN, o Presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, convidou José Manuel Durão Barroso, antigo presidente da Comissão Europeia.

António Saraiva quis saber o que é possível esperar para 2023 tendo em conta as taxas de juro e inflação crescentes e a interrupção nas cadeias de abastecimento. O antigo presidente da comissão europeia defendeu que o principal risco da economia é geopolítico, que o mundo não é o mesmo desde que a guerra na Ucrânia começou, que o conflito transformou a globalização como a conhecíamos, transformando-a em regionalização.

O Presidente da CIP sublinhou o momento de grande incerteza que o mundo, a Europa e Portugal têm vivido nos últimos meses e destacou a falta de rapidez na decisão dos Estados-membros que têm limitado o bloco económico.

 Questionado por António Saraiva sobre as perspetivas para Portugal, Durão Barroso defendeu que Portugal pode tirar partido do momento atual; o país tem condições para ser um hub das novas economias, mas referiu que o país tem um problema estrutural de endividamento, tem também falta de investimento e defendeu a importância de promover a execução dos fundos europeus.

O quarto episódio do “Discutir Portugal” foi emitido a 7 de janeiro, às 21h32. Veja o programa completo aqui.