Junto do tecido empresarial do distrito de Aveiro, cinco empresas de diversos setores foram auscultadas para o documento basilar destinado a apoiar a capacitação das Pequenas e Médias Empresas de Aveiro no reforço das competências na exportação por meios digitais

Inserido no projeto ADE (Aveiro Digital Export), a AIDA CCI lançou um estudo sobre as melhores práticas de exportação em canais digitais junto das PME, que pretende ser uma ferramenta agregadora de conhecimento e experiências para as empresas exportadoras do distrito de Aveiro.

O estudo teve por base uma pesquisa completa e a realização de um benchmarking nacional e internacional que, através de vários métodos, ferramentas e fontes permitiu recolher e tratar dados de diferentes setores, que resultou na apresentação de cinco empresas consideradas casos de sucesso na internacionalização e exportação via canais digitais, designadamente a Ferneto S.A., HFA S.A., Ovargado S.A., Revigrés, Lda., Rialto Indústria Alimentar, Lda.

Dividido em seis capítulos, o documento inicia-se com um breve enquadramento relacionado com o contexto digital atual em Portugal e no mundo, seguindo depois para a exportação enquanto processo base e para a apresentação dos principais canais existentes e úteis à atividade empresarial.

O documento termina com um estudo sobre as boas práticas e com a apresentação de 4 casos de sucesso de empresas exportadoras – a Motrinde S.A., a Vink VTS, Lusavouga e a Recer -, cujo sucesso assenta fortemente na digitalização das suas exportações, que vêm assim destacar a real aplicabilidade dos temas e das ferramentas que foram apresentadas nos capítulos anteriores.

Os resultados das pesquisas para a realização deste estudo apontam para o mercado online como grande possibilidade de crescimento e produtividade para as empresas, não apenas em Portugal, mas no contexto global. No entanto, é de referir que 59% das empresas nacionais não obtinham nenhuma presença online em 2020, pelo que uma das recomendações deste mesmo estudo é, precisamente, identificar os motivos que impedem, ou por vezes retardam, o investimento na vertente digital no processo de exportação destas empresas. Deste modo, e identificando os potenciais obstáculos e dúvidas as PME terão a oportunidade de planear e preparar da melhor forma possível a sua integração nesta era digital.

O ADE foi um projeto promovido pela AIDA CCI para capacitar as PME do distrito de Aveiro para a exportação através da utilização dos canais digitais. Contou com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, envolvendo um investimento elegível FEDER de 745 783,45 euros o que resultou num incentivo FEDER de 633.915,93 Euros.

O download do estudo pode ser feito em www.aida.pt

Mais informações contacte o gabinete de comunicação e imagem através dos emails c.claro@aida.pt ou pelo telefone 234 302 498.

 

Fonte: AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro