A AEP – Associação Empresarial de Portugal está de luto. Faleceu hoje Paulo Nunes de Almeida, o 30.º presidente da AEP.

Reconhecido nos meios empresariais e políticos pela sua invulgar capacidade de gerar consensos, deixa uma marca forte no associativismo, nomeadamente em áreas fundamentais para a economia portuguesa como a internacionalização, o empreendedorismo e a formação profissional.

Na sua última tomada de posse, a 27 de junho de 2017, afirmou: “A AEP nunca foi um peso. Antes pelo contrário, foi a vitamina que me fortaleceu e a adrenalina que me estimulou”.

Tomou posse como presidente da AEP em 2014 (2014/2017). Em 27 de junho 2017 foi reeleito para um segundo mandato, que iria terminar em 2020.

Foi o primeiro presidente da Fundação AEP, desde o seu reconhecimento em 13 de agosto de 2010, cargo que abandonou em abril de 2019.

Para além da presidência da AEP, Paulo Nunes de Almeida era membro do Conselho Geral da CIP – Confederação Empresarial de Portugal.

Apaixonado pela cidade do Porto e Dragão de corpo e alma, Paulo Nunes de Almeida era, desde 2008, presidente do Conselho Fiscal do F. C. Porto e também liderava o mesmo órgão da Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD.

Atento à atividade económica do país e à da região Norte em particular, Paulo Nunes de Almeida foi distinguido várias vezes, destacando-se mais recentemente, a 14 de maio de 2019, noite em que a AEP festejou 170 anos, a Grã-Cruz da Ordem de Mérito Empresarial – Classe do Mérito Industrial, entregue pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Nesta última homenagem, a AEP recorda Paulo Nunes de Almeida como uma figura de referência, cujo trabalho muito contribuiu para a afirmação da imagem das empresas portuguesas. Um ser humano e um profissional que deixa uma marca no mundo empresarial português.

À família, a AEP apresenta as mais sentidas condolências neste momento de profundo pesar.

Fonte: AEP – Associação Empresarial de Portugal