A iniciativa Compromisso Pagamento Pontual tornou público um manifesto onde exige ao Governo o cumprimento da sua decisão do Conselho de Ministros de 12 de março relativo à adoção de medidas de aceleração de pagamentos às empresas pela Administração Pública. Estas medidas enquadram-se no âmbito da atuação do Governo destinada a assegurar a mitigação dos impactos económicos da pandemia através do apoio à tesouraria das empresas.

O Compromisso Pagamento Pontual reúne a ACEGE (Associação Cristã de Empresários e Gestores), a CIP (Confederação Empresarial de Portugal) e a APIFARMA (Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica), em conjunto com cerca de 1400 empresas e organizações aderentes. O seu objetivo é promover os pagamentos a horas em Portugal, combatendo uma cultura de permissividade e de irresponsabilidade que afecta o desenvolvimento das empresas e da economia portuguesa.

No presente contexto do COVID-19, o manifesto agradece às empresas o seu “esforço e a coragem para manter os pagamentos nos prazos acordados com os seus fornecedores, num acto silencioso mas que demonstra um enorme sentido de responsabilidade social e o desejo de ajudar a manter activa a economia portuguesa.” Pede ainda às empresas para estas não “aproveitarem o actual contexto para não efectuarem os pagamentos no prazo devido, caso o possam fazer, nem colocarem constrangimentos adicionais e novas condições comerciais aos seus fornecedores, muitas vezes empresas de dimensão menor e com menor flexibilidade para gerir a sua tesouraria.”