UMA ODISSEIA INDUSTRIAL COM 90 ANOS DE HISTÓRIA

– A HyChem é hoje uma empresa de capitais exclusivamente portugueses, especializada na química do hidrogénio e parceira estratégica na transição da indústria para a neutralidade carbónica

– Por ocasião do aniversário, a HyChem anuncia o projeto de construção de uma fábrica de eletrolisadores para a produção de hidrogénio, em Matacães (Torres Vedras)

Completaram-se 90 anos sobre a data da fundação da Soda Póvoa (20 de setembro de 1934), mais tarde designada Solvay Portugal e atualmente denominada HyChem – Química Sustentável. Unidade industrial das mais emblemáticas da Grande Lisboa, a empresa adaptou-se às exigências do mercado e é hoje pioneira no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis, em que o hidrogénio verde desempenha papel essencial.

Detida, desde 2021, pela A4F Algae for Future, holding de um grupo empresarial de capital exclusivamente português, a HyChem recorda a odisseia industrial que vem acontecendo desde os tempos em que a Póvoa era uma aldeola até aos dias de hoje, em que integra uma das freguesias mais populosas e mais industrializadas de Portugal.

A cidade de Póvoa de Santa Iria e a instalação industrial da HyChem partilham uma história comum de crescimento, uma relação forte de interdependência e uma cumplicidade na reinvenção do futuro. Ambas se desenvolveram a partir do zero, para atingirem as posições de relevo que detêm na região e no contexto económico e social do país.

Projeto de inovação industrial no âmbito do PRR

O Presidente e CEO da HyChem, Manuel Gil Antunes, escolhe a oportunidade deste aniversário para anunciar que, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), acaba de ser aprovado um novo projeto de inovação industrial, a executar em parceria com a TecnoVeritas.

Trata-se de uma nova fábrica de eletrolisadores para a produção de hidrogénio, que será construída nos terrenos de Matacães, onde se localiza uma das (duas) concessões de exploração mineira de salgema da HyChem, e deverá estar concluída até final de 2026.

Mensagem de reconhecimento

“Não escondemos a satisfação e o orgulho com que recordamos uma longuíssima jornada de desenvolvimento industrial, em que a empresa teve papel determinante, pois teria terminado de forma inglória em 2019 – por desistência do grupo Solvay, perante as dificuldades de contexto e seguindo a lógica infelizmente tão frequente nas grandes multinacionais – caso não tivessemos tomado a iniciativa de lhe propor a aquisição da sua empresa”, refere Manuel Gil Antunes em mensagem vídeo dirigida a todos os colaboradores.

“Iniciamos um ciclo comemorativo dos 90 anos porque ousámos projetar um novo futuro para a Solvay Portugal, invertendo a tendência de desinvestimento e descontinuidade a que estava condenada”, acentua.

Por ocasião do aniversário, o líder da HyChem torna pública, nos canais internos e externos da empresa, a homenagem do Conselho de Administração “a todos quantos, e foram muitos milhares, desde os tempos pioneiros da Soda Póvoa até à atualidade não menos desafiante da HyChem, ajudaram a percorrer esse caminho industrial de que nos orgulhamos”.

E também o agradecimento pela “colaboração profissional e dedicada de todos os trabalhadores da HyChem, que demonstram o seu elevado compromisso com a progressiva transformação industrial iniciada em 2021”.

Gil Antunes não esquece os demais, colaboradores dos grupos A4F e Green Aqua, que envolve na congratulação. “Trabalhamos unidos pelo mesmo propósito, ambicionando gerar valor partilhado com todas as partes interessadas, e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade e para a construção de um modelo económico de baixo carbono, equilibrado com a natureza”, declara.

“Perante todos, trabalhadores e comunidade em que nos inserimos – vinca a rematar o agradecimento –, reafirmo o nosso compromisso empresarial, baseado na inovação tecnológica e na sustentabilidade ambiental, económica e social; e também o empenhamento na concretização da estratégia que nos move, tanto na transição energética como na adoção de soluções de economia circular, em que o hidrogénio verde desempenha papel essencial.”

Noutro passo da sua mensagem, Gil Antunes considera ter a HyChem já dado “provas inequívocas de que o parque industrial da Póvoa continuará a ser um fator decisivo para a competitiviade da região, capaz de atrair emprego qualificado e novas tecnologias amigas do ambiente”. Será no futuro próximo, adianta, “o embrião do BioCluster, um conceito revitalizador da economia e da comunidade dos concelhos de Vila Franca de Xira e de Loures, unidos pelo Tejo”.

E conclui o líder da HyChem: “Temos a inovação e a sustentabilidade no nosso ADN. Não deixaremos de desafiar o futuro”.

Fonte: HyChem