A CIP participou ativamente na reunião do Conselho Económico e Social (CES), realizada a 3 de outubro, onde foram aprovados importantes pareceres sobre as Grandes Opções do Plano para 2025, o Plano Nacional de Energia e Clima, e a Conta Geral do Estado (CGE) de 2023.
No parecer relativo à CGE 2023, elaborado por Oscar Gaspar, representante da CIP, o CES destacou o crescimento robusto da economia portuguesa em 2023, com um aumento real de 2,3%, superando em um ponto percentual as previsões estabelecidas no Orçamento do Estado para o mesmo ano e excedendo largamente o crescimento da área do euro, fixado em 0,4%. Este crescimento reforça o processo de convergência com a economia da União Europeia, que foi considerado positivo pelo CES.
O parecer sublinha também o aumento do emprego em 2,3% e assinala que o saldo orçamental e a redução da dívida pública ultrapassaram as expectativas. No entanto, o CES manifestou preocupação com a baixa execução do valor previsto para 2023 no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, sublinhando a necessidade de uma maior eficácia neste processo.
O CES defende, ainda, que o crescimento económico deve ser robusto, socialmente justo e sustentável, assente no incremento da produtividade, dos rendimentos e das condições de vida e de trabalho.