Cerca de 41% das mulheres que integraram a 2ª edição foram promovidas, entre outros efeitos positivos na progressão de carreira das participantes.

CIP – Confederação Empresarial de Portugal, realizou no dia 1 de julho, na Nova SBE, em Carcavelos, o evento de encerramento da 2ª Edição do Projeto Promova, um programa de formação executiva dirigido a mulheres, com uma componente de apoio personalizado ao seu desenvolvimento pessoal e profissional, com o qual se pretende fomentar a promoção de talentos femininos com potencial de liderança a funções de gestão de topo nas empresas.

A segunda edição deste projeto teve, novamente, um efeito direto na vida profissional das participantes, provenientes de 20 empresas diferentes, tendo sido promovidas, até agora, 41% das participantes.

À semelhança da edição anterior, a segunda edição contou com cerca de 30 participantes. Para além da formação em sala, o projeto contemplou outras atividades igualmente importantes e essenciais para o desenvolvimento profissional das participantes, como o coaching personalizado, a mentoria e o networking, com o objetivo de facilitar o acesso das mulheres às redes profissionais tradicionalmente masculinas e contribuir para uma mudança na cultura organizacional.

No universo empresarial português, as mulheres representam já cerca de 42% da força de trabalho, mas ocupam apenas 30% dos cargos de gestão, e 27% dos cargos de liderança, segundo dados de março de 2022 (D&B Informa). É este o cenário atual que o projeto Promova visa alterar e equilibrar, promovendo a igualdade de género no acesso a altos cargos de direção em organizações privadas, e assim, contribuir para aumentar a presença de mulheres na atividade empresarial portuguesa, em funções de gestão de maior responsabilidade. Com este projeto, a CIP alia-se ao esforço que tem de ser feito para que as empresas e a sociedade em geral, beneficiem da diversidade de perspetivas na tomada de decisões estratégicas das empresas.

O evento contou com a presença de Carla Sequeira (CIP), Leonor Colaço (Nova SBE), e Mariana Canto e Castro (Randstad). Excertos das declarações, no final do evento:Leonor Colaço (Nova SBE): “O importante para a Nova SBE é fazer parte deste projeto, pois é um projeto necessário para que o futuro seja mais sustentável, diverso e equilibrado, e para que a igualdade de género, para estas alunas, faça parte do futuro delas.”

Carla Sequeira (CIP): “O projeto Promova é uma forma da CIP contribuir para fomentar a igualdade de género no acesso a cargos de direção e liderança nas empresas.”

Isabel Cardoso (CIP): “Em todas as edições do Promova, o mais importante tem sido o espírito de colaboração, partilha de experiências e conhecimento, e isso representa bem o que é este projeto.”

Mariana do Canto e Castro (Randstad): “É um projeto relevante, pois permite que estas mulheres se elevem, através do conhecimento e da colaboração, permitindo fomentar as capacidades pessoais e profissionais de todas elas. No fundo, estas mulheres que hoje concluíram a segunda edição desse projeto, já eram profissionais de excelência, o Promova só veio confirmar isso. Desejo a todas uma carreira de enorme sucesso.”

Sandra Mateus (Microsoft), aluna da 2ª edição do Promova: “O Promova foi importante, pois permitiu conhecer-me melhor, e com isso, perceber como aproveitar melhor as minhas capacidades, mas também como ultrapassar as minhas fragilidades.”

Andreia Milheiro (Faurecia), aluna da 2ª edição do Promova: “O promova deu-me conhecimento a vários níveis. Dotou-me, acima de tudo, da vontade de querer mais e da curiosidade de saber mais. E aguçou o meu o sentido de responsabilidade para promover temas relevantes, como os da diversidade e inclusão, no meu contexto organizacional, e para provar que a liderança não tem género.”

A segunda edição do projeto Promova teve o patrocínio da Randstad, ANA Aeroportos, EDP e Sonae.