Congresso CIP 2019 | ORADORES

banner_1431x3502_comp

ENQUADRAMENTO   |   PROGRAMA   |   ESTUDOS e INTERVENÇÕES   |   ORADORES   |   FOTOS e VÍDEOS   |   PATROCINADORES   |   CONTACTOS

ORADORES

5180515-prmrs-ro-0001_quadrado
Crédito: Rui Ochoa/Presidência da República

SUA EXCELÊNCIA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Marcelo Rebelo de Sousa

 

antonio-saraiva_quadrada

ANTÓNIO SARAIVA
CIP – Confederação Empresarial de Portugal

António Manuel Frade Saraiva é, desde 2010, o Presidente da CIP- Confederação Empresarial de Portugal, a associação empresarial de maior impacto e influência em Portugal.
É uma das pessoas mais influentes na sociedade portuguesa e, atualmente, um especialista em Corporate Diplomacy e Associativismo, ao qual dedicou mais de 40 anos ao longo de sua vida.
António Saraiva encarna o conceito de self-made man. Iniciou sua vida profissional como operário fabril na Lisnave sendo, mais tarde, Diretor Comercial na Metalúrgica Luso-Alemã e Presidente do Conselho de Administração da Metalúrgica Luso-Italiana, SA.
Exerce atualmente funções de Presidente do Conselho de Administração do Taguspark, Presidente do Conselho de Administração da Compta Infraestruturas e Segurança, e Administrador na Compta SA.
É Vogal do Conselho Estratégico da SOFID – Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento, IFIC, SA, e Membro do Conselho Consultivo da ATEC. É também Presidente do Observatório para a Economia do Mar.
Ao nível académico destaca-se a sua atividade enquanto membro do Conselho de Escola do ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Membro do Conselho de Curadores do ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e do Emprego e Membro do Conselho Geral Estratégico da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Leciona Corporate Diplomacy no ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.
Foi galardoado com a Comenda da Ordem do Infante.

 

alexandre-fonseca_quad

ALEXANDRE FONSECA
Altice

Com mais de 20 anos de experiência profissional, Alexandre Fonseca trabalha com o Grupo Altice desde 2012. Na Altice Portugal, é o CEO (Chief Executive Officer), desde Novembro de 2017. É também o Responsável Executivo da ALTICE LABS Portugal, a unidade de Investigação e Desenvolvimento para o Grupo Altice em todo o mundo baseada em Portugal, responsável pela Inovação e Tecnologia futura.
Membro de diversas Associações do Setor de Telecomunicações e IT, colabora com entidades, como Consultor Sénior, nas áreas de Gestão de Projetos, Estratégia e Comunicação. É um orador / professor convidado em iniciativas privadas e académicas nas áreas de Telecomunicações, Tecnologia e Gestão.
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tem uma pós graduação em Gestão de Vendas e Marketing pelo Team View Institute, em Lisboa.
Alexandre Fonseca tem 45 anos e nasceu em Lisboa. É casado e tem um filho de 13 anos.

 

carlos-carreiras_quad

CARLOS CARREIRAS
Presidente da Câmara Municipal de Cascais

Carlos Carreiras é presidente da Câmara Municipal de Cascais e da Rede de Autarquias Participativas. É vice presidente da Comissão Executiva da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) para o biénio 2017/2019.
Foi vice-presidente do Partido Social Democrata, entre 2014 e 2016, e presidente do Instituto Francisco Sá Carneiro até março de 2013. Nasceu em Lisboa em 1961 mas não levaria muito tempo até se mudar para Cascais de onde não mais viria a sair. Concluiu o Instituto de Contabilidade e Administração de Lisboa em 1987 e a sua atividade profissional desenrola-se na Europa, América do Sul e África nas empresas do sector da hotelaria e grande consumo até 2005. Foi nessa altura que sentiu o apelo da política autárquica.
Fundador da JSD e dirigente nacional do PSD, Carlos Carreiras é um defensor das políticas públicas vocacionadas para o empreendedorismo e para a promoção do talento.
Foi condecorado pelo Ministro da Defesa Nacional com a “Medalha de Defesa Nacional de 1ª Classe”, pelo governo da Moldávia com a “Condecoração de Primeira Ordem”, a mais alta condecoração atribuída pelo governo moldavo, e pelo governo da Roménia com o “Mérito em Grau de Oficial”.
A AMI – Assistência Médica Internacional, atribuiu a “Medalha de Reconhecimento” pelo apoio dado à organização.
Para além da atividade política e autárquica, Carlos Carreiras foi comentador residente da TVI 24 na rúbrica “Das duas, uma” e assina todas as quartas-feiras a coluna “Com Vista para o Atlântico” no Jornal “i”.

 

carlos-tavares_quad

CARLOS TAVARES
Banco Empresas Montepio

 

cristina-fonseca_quad

CRISTINA FONSECA
Indico Capital Partners

Cristina Fonseca é investidora e empreendedora tecnológica e co-fundadora da startup Talkdesk, uma plataforma que permite a empresas criarem o seu call center na cloud, tendo angariado quase $25 milhões de dólares de investimento nos últimos anos. Valeu-lhe em 2016 uma distinção pela revista Forbes como “30 under 30”.
Engenheira de formação com uma especialização recente em Inteligência Artificial, regressou recentemente de um programa intensivo da Singularity University, onde durante um verão 80 pessoas do mundo da ciência e dos negócios se juntam para usar as mais recentes tecnologias para resolver os maiores desafios da humanidade.
É actualmente Venture Partner na Indico Capital Partners onde investe e acompanha startups tecnológicas a lançar e escalar produtos globais de base tecnológica. É ainda administradora não executiva da Galp.

 

daniel-traca_quad

DANIEL TRAÇA
Nova SBE

Daniel Traça é atualmente Diretor e Professor Catedrático de Economia na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (Nova SBE). É também Professor Convidado no INSEAD, em França e Singapura. Anteriormente, foi Professor na INSEAD, e na Solvay Business School, em Bruxelas, onde foi Vice-Presidente e Diretor do Programa de MBA, e Professor Convidado na Vlerick School of Business, Leuven, Bélgica, no KDI School of Management and Policy, Seul, Coreia do Sul e no Graduate Institute of International Economics, Genebra, Suiça. Daniel Traça formou-se na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e obteve o seu Doutoramento na Columbia University, em Nova Iorque. Trabalhou como consultor do Banco Mundial e da Comissão Europeia e publicou a sua investigação científica em várias das principais revistas académicas internacionais, no domínio da Globalização e Desenvolvimento Económico.

 

elena-aldana__quad

ELENA ALDANA CASTILLO
Mercadona

Diretora de Assuntos Europeus e Relações Externas de Portugal, mudou-se para o nosso país em 2016 para desenvolver de raiz o primeiro projeto de internacionalização da Mercadona, a maior empresa de distribuição espanhola. É voz ativa em diversas instituições e associações, europeias e nacionais, tais como: EuroCommerce, CIP, AEP, Associação Comercial do Porto, APED, CCILE, GS1, COTEC, etc. em prol de um setor da distribuição mais coeso que acrescente valor a todos os intervenientes da cadeia: do cliente ao produtor. Nasceu em Madrid há 38 anos, economista de formação, viu nas relações internacionais a sua paixão.

erol-kiresepi_quad

EROL KIRESEPI
Organização Internacional de Empregadores

Nascido em Istambul, é engenheiro químico, com mestrado em administração de empresas.
No presente é:

  • Presidente da Organização Internacional de Empregadores (OIE)
  • Co-Presidente da B20 Employment and Education Task Force
  • CEO da Santa Farma Pharmaceuticals.
  • Presidente do Comité do Setor Farmacêutico e membro da Assembleia da Câmara de Indústria de Istambul
  • Vice-Presidente da Associação de Empregadores de Petróleo Químico, Borracha e indústrias Plásticas da Turquia (KIPLAS)
  • Membro da Direção da Confederação Turca de Associações Patronais (TISK), onde foi Vice-Presidente de 2014 a 2016.

 

fernando_alexandre_foto_quad

FERNANDO ALEXANDRE
Universidade do Minho

Doutorado em Economia pela Universidade de Londres. Professor Associado da UMinho, consultor da área de estudos económicos da Fundação Francisco Manuel dos Santos e membro do Conselho Consultivo do Conselho para a Produtividade Portugal. Foi Pró-Reitor da UMinho, Presidente do Conselho de Administração da SBS Startup Braga – Investimentos em Startups, SA., Presidente da Escola de Economia e Gestão da UMinho e Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna no XIX Governo Constitucional. É autor e coordenador de cinco livros sobre a economia portuguesa. Prestou serviços de consultoria para entidades como a Comissão Europeia, o Governo português, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Tribunal de Contas a Associação Portuguesa de Seguradores. É membro do painel do programa Tudo é Economia da RTP3.

 

francisco-veiga_quad

FRANCISCO COELHO VEIGA
Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho

Francisco José Veiga é professor catedrático e presidente da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Doutorado em Economia pela University of South Carolina (EUA), ensina e investiga nas áreas de Macroeconomia, Economia Política e Crescimento Económico. Foi recentemente presidente da European Public Choice Society, publica frequentemente artigos em revistas científicas internacionais, integrando o corpo editorial de várias, e participou e coordenou vários projetos de investigação. Elaborou estudos para entidades como o Tribunal de Contas Europeu, a Direção Geral das Autarquias Locais e a Secretaria de Estado da Cultura. Integrou, na qualidade de especialista, o secretariado técnico que, em 2012/2013, preparou as propostas de revisão da Lei das Finanças Locais e da Lei das Finanças Regionais. [http://www3.eeg.uminho.pt/economia/fjveiga/]

 

guy-ryder

GUY RYDER
Organização Internacional do Trabalho

Guy Ryder é o 10º Diretor-Geral da OIT, tendo sido eleito em maio de 2012 e reeleito em outubro de 2017.
Desde logo assumiu um profundo compromisso com os valores da OIT e com os seus métodos de trabalho assentes no diálogo social, tendo como visão uma OIT influente, relevante, eficiente e fiel aos seus valores. Enquanto Diretor-Geral, continua a trabalhar por uma OIT que respeite a universalidade dos seus membros; uma OIT ética; uma OIT livre de violência e assédio.
Nascido em Liverpool (Reino Unido) em 1956, estudou ciências sociais e políticas na Universidade de Cambridge e estudos latino-americanos na Universidade de Liverpool. Fala francês e espanhol, bem como inglês, é um amante dos desportos e um ávido estudante de história.

 

joao-duarte_quad

JOÃO DUARTE
Nova SBE

João Duarte é professor na Nova School of Business e Economics em Lisboa e Ph.D. em Economia pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. Antes de ingressar na Nova SBE, João era pesquisador associado da Universidade de Cambridge. Sua pesquisa foca em duas áreas principais: habitação e transformação estrutural. Em habitação, ele incorpora características micro-fundadas do mercado imobiliário em modelos macroeconômicos para estudar como a política monetária afeta o mercado imobiliário e vice-versa. Na transformação estrutural, ele estuda como a realocação de mão-de-obra em diferentes setores pode explicar a desaceleração do crescimento da produtividade do trabalho agregado. Metodologicamente, ele usa a macroeconomia estrutural, que combina teoria e métodos aplicados, para estudar as questões de pesquisa acima. Atualmente leciona Macroeconomia nos cursos de graduação de economia e gestão, e Macroeconometria no curso de mestrado em economia.

jorge-marrao_quad

JORGE MARRÃO
Associação Missão Crescimento

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia. É presidente e fundador do MEL (Movimento Europa e Liberdade) – uma plataforma de intervenção cívica que pretende apresentar à sociedade e aos partidos políticos, reflexões e medidas que promovam a modernização do país e a liberdade – e presidente da Associação Missão Crescimento – uma associação sem fins lucrativos promovida pela Ordem dos Economistas, Ordem dos Engenheiros, Fórum de Administradores de Empresas, CIP- Confederação Empresarial de Portugal e Projeto Farol, que tem por objeto o lançamento de iniciativas que visem a identificação de ações e medidas concretas para a promoção do crescimento da economia portuguesa.
É atualmente sócio da Deloitte Portugal, onde lidera o setor de Real Estate em Financial Advisory, atuando nas áreas da Hotelaria, Turismo e Lazer, e Imobiliária. É também responsável pela área de Marketing e Comunicação da Deloitte Portugal. Adicionalmente, representa a Deloitte Portugal na rede global, pela área de Clients & Markets. Faz parte do painel de especialistas do World Travel Tourism Council (WTTC) sobre as tendências do turismo e de um painel do IFO, um centro de estudos europeus na área de economia. É ainda membro do American Club de Lisboa. Juntou-se à Arthur Andersen em 1986, onde iniciou a vida profissional tendo passado por outras organizações. É orador em diversas conferências públicas realizadas em associações, universidades ou em outros fóruns sobre temas relacionados com a sua experiência profissional e colabora regularmente com diversos órgãos de comunicação social, designadamente como colunista convidado do Jornal Negócios e promotor da Mão visível e no programa Think Tank na rede social Facebook com Camilo Lourenço e Joaquim Aguiar.

 

durao-barroso_quad

JOSÉ MANUEL DURÃO BARROSO
Goldman Sachs International

 

mario-ferreira_quad

MÁRIO AZEVEDO FERREIRA
Grupo NAU Hotels & Resorts

Mário Azevedo Ferreira nasceu em Barcelos, em 1959, no seio de uma família grande, mas foi na cidade do Porto que cresceu e estudou.
Frequentou o curso de Economia na Universidade do Porto, que interrompeu para o serviço militar obrigatório e nunca chegou a concluir.
Após uma experiência na hotelaria decidiu-se definitivamente por uma carreira no Turismo, e concluiu o curso de gestão no Centre International de Glion, na Suiça, em 1988.
Desempenhou funções de Direção e Administração em empresas em Portugal, Espanha e França, após o que desempenhou funções de Direção nas Delegações do ICEP Portugal em Itália, Reino Unido, Holanda e França, durante 13 anos.
Regressado a Portugal, foi Diretor Geral do Grupo CS Hotels, após o que, juntamente com outros promotores, desenvolveu o primeiro portal de viagens online dedicado a vender Portugal. Em finais de 2012, foi convidado a integrar a equipa de reestruturação do antigo Grupo CS Hotels pela gestora de fundos de investimento ECS Capital, e assumiu as funções de Presidente Executivo do Grupo em fevereiro de 2013, quando o processo de reestruturação teve início e até aos dias de hoje.
Rebatizado NAU Hotels & Resorts, é hoje um dos grupos de referência na hotelaria nacional.
É ainda Presidente do Conselho Fiscal da AHETA, e possui o grau de Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito, atribuído pela República Francesa.

 

paulo-duarte_quad

PAULO CLETO DUARTE
Farminveste

Paulo Cleto Duarte é CEO da Farminveste, SGPS, holding da Associação Nacional das Farmácias (ANF) para o seu grupo empresarial.
É membro do Conselho Nacional de Saúde, desde maio de 2017, órgão de consulta do Governo na definição de políticas de saúde e Presidente do European Pharmacist Forum (EPF), patrocinado pela Walgreens Boots Alliance, desde dezembro de 2017.
Iniciou a sua carreira profissional na Indústria Farmacêutica, na Johnson & Johnson.
Foi Secretário Técnico da Comissão Nacional de luta contra à SIDA, onde teve uma colaboração directa com a Prof.ª Doutora M.ª Odette Santos Ferreira.
Assumiu o cargo de Secretário-Geral da Ordem dos Farmacêuticos e posteriormente também o cargo de Secretário-Geral da ANF.
Licenciou-se em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, em 1997, onde assumiu diferentes funções enquanto dirigente associativo. Tem um MBA em Gestão de Informação pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa.

 

pedro-pinto_quad

PEDRO PINTO (moderador)
TVI

Pedro Pinto é jornalista, subdiretor de informação da TVI e professor na Universidade Autónoma de Lisboa desde 1997, nos departamentos de Relações Internacionais e Ciências da Comunicação.
É apresentador dos principais espaços de informação da TVI e responsável, igualmente, pelos programas de cariz económico como o Eco24 e Tendências, na TVI 24.
Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo ISEG, com uma tese sobre a integração económica do Mercosul, é investigador do Observare e doutorando em Relações Internacionais: Geopolítica e Geoeconomia.
Tem dois romances históricos escritos: Serpa Pinto, o Mistério do Sexto Império, e o Último Bandeirante, igualmente publicado no Brasil.

 

pedro-proenca_quad

PEDRO PROENÇA
Liga Portugal

Nascido em Lisboa a 3 de novembro de 1970
Administrador de empresas
Administrador judicial
Gestor licenciado do Instituto Superior de Gestão, de Lisboa
Atual presidente da Liga Portugal, organismo que organiza, promove e tutela o futebol profissional.
Foi, até janeiro de 2015, um dos elementos do quadro principal de árbitros portugueses.
Obteve as insígnias FIFA em 2003 e pertenceu ao Grupo de Árbitros de Elite da UEFA desde 2009.
Em 2012, o organismo máximo do futebol internacional elegeu-o como O Melhor Árbitro do Mundo.
Em 2015, já após o fim da carreira, a Federação Portuguesa de Futebol elege-o como Melhor Árbitro Português do Século.
Chegou à Liga Portugal em julho de 2015, eleito para um mandato de quatro épocas, caraterizado, desde já por:
• Sustentabilidade económico-financeira da instituição;
• Recuperação da credibilidade do organismo;
• Alavancagem da posição-pivot da Liga Portugal nas dinâmicas da Indústria do futebol;
• Internacionalização da marca Liga Portugal e das marcas associadas à Indústria.
Em junho de 2019 foi reeleito para um segundo mandato.

 

pierre-gattaz_quad

PIERRE GATTAZ
BusinessEurope

Pierre Gattaz tornou-se presidente da BusinessEurope a 5 de julho de 2018. Até então, ocupou a Presidência da Federação Francesa membro da BusinessEurope, MEDEF.
Formado pela Telecom Bretagne (L’ Ecole Nationale Supérieure des télécommunications de Bretagne) e titular de um certificado em gestão administrativa pela George Washington University (EUA), foi engenheiro de projetos e gestor de projetos de exportação na Dassault Electronics de 1984 a 1989.
De 1989 a 1992 foi Managing Director da Fontaine Electronics e, em dezembro de 1992, tornou-se Diretor-Geral da RADIALL passando a Presidente em janeiro de 1994.
Foi Presidente da GIXEL (Professional Association for Electronic Components Systems, Digital Identity Industries) de 1999 a 2003, e Presidente e Fundador da FIEN (Digital and Electronic Industries) de 2002 a 2007, antes de ser eleito Presidente da FIEEC (Federation of Electrical, Electronic and Communication Industries) em 2007, quando também ingressou no Comité Executivo do MEDEF (Movement of French Enterprises). De junho 2010 a julho 2013, foi também presidente do GFI (Group of Industrial Federations) e membro fundador do La Fabrique (Think Tank da Indústria).
Pierre Gattaz é Cavaleiro da Legião Francesa de Honra e Oficial da Ordem do Mérito.

 

samuel-delgado_quad

SAMUEL DELGADO
Solancis

Nascido a 22 de julho de 1968 em Turquel, Alcobaça, pai de 3 filhas, nasceu numa família ligada à indústria das rochas ornamentais.
Com o 9º ano de escolaridade, proativo e autodidata, diz ter feito a sua universidade com os desafios que encontrou ao longo da vida.
Aos 17 anos integrou a SOLANCIS, empresa da família, que mais tarde assumiu enquanto administrador, sendo atualmente sócio e CEO.
No seu percurso, viu a empresa SOLANCIS crescer consideravelmente, contando atualmente com 120 colaboradores, 12 pedreiras, uma inovadora fábrica com 2ha, e um portfolio de obras presentes em 69 países.

 

susana-serrano

SUSANA SERRANO
Adalberto Estampados

Susana Serrano tem 20 anos de experiência. Susana é neste momento CEO da empresa Adalberto Estampados, desde Julho de 2019. Iniciou funções nesta empresa em Fevereiro de 2018, como COO.
Trabalhou 15 anos como Diretora de Operações, nas empresas Grupo Aquinos (indústria de mobiliário: sofás e colchões) e Grupo Martifer (construções metálicas e energias renováveis).
Durante este percurso foi professora convidada do Instituto Politécnico de Coimbra.
Nos primeiros 5 anos após a licenciatura em Engenharia dedicou-se ás áreas de Qualidade, Segurança e Ambiente.

bem_banner_1431x350_v3-1

barra-apoios-v2