PROJETO PROMOVA

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No âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, EEA Grants 2014-2021, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega financiam, em 15 Estados-membros da União Europeia, projetos e iniciativas que pretendem reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre países doadores e beneficiários.

Em Portugal, os EEA Grants 2014-2021 financiam, entre outros, o Programa “Conciliação e Igualdade de Género”, em que a CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género – é Operadora de Programa, tendo como Parceiro de Programa, da parte dos países doadores, o LDO – Norwegian Equality and Anti-discrimination Ombud. Este Programa visa promover a igualdade de género, nomeadamente garantindo as mesmas oportunidades para homens e mulheres no mercado de trabalho.

O Projeto Promova, desenvolvido no âmbito de um Projeto Pré-Definido (PDP) do Programa gerido pela CIG e financiado pelos EEA Grants, foi inspirado no Proyecto Promociona, da CEOE – Confederação Empresarial Espanhola.

O objetivo principal deste projeto é identificar e desenvolver talentos femininos com potencial de liderança, com o objetivo de fomentar a sua promoção a funções de gestão de topo das empresas, contribuindo desse modo para diminuir o gap da igualdade de género. Será um exemplo para toda a sociedade e cadeia de comando das organizações, contribuindo para quebrar barreiras, que ainda existem, no acesso a posições e funções de topo nas empresas.

 

OBJETIVOS

Fomentar o acesso das mulheres, enquanto profissionais altamente qualificadas, a posições de decisão em organizações privadas;

Reforçar os conhecimentos, as ferramentas e as competências de mulheres com ambições de desenvolvimento para funções de liderança de maior responsabilidade e impacto, ajudando-as a tornarem-se líderes inspiradoras, capazes de fomentar a mudança e inovação nas suas organizações e também nas suas próprias carreiras;

Construir redes que possibilitem relações com as demais participantes, e entre as participantes e os especialistas e oradores convidados;

Desenvolver um plano individual visando a realização das metas profissionais pretendidas e incentivando a sua transição para funções de direção e administração. Para isso cada participante terá também um programa de coaching e outro de mentoria cruzada personalizado;

Contribuir de forma ativa para a sensibilização de Empresas sobre a necessidade e vantagens de um maior equilíbrio de género em funções de gestão de topo;

Consciencializar empresas, pessoas e a sociedade em geral para a temática da “Conciliação e Igualdade de Género”, de modo a superar barreiras culturais que ainda impedem as mulheres de alcançar um dos objetivos deste Projeto: a igualdade de oportunidades para homens e para mulheres, nomeadamente em funções de gestão de topo.

 

A QUEM SE DIRIGE?

A empresas sensibilizadas e comprometidas com a promoção das mulheres a cargos de direção.

A mulheres executivas interessadas em participar no Projeto Promova. Nesse caso, elas precisam ter o apoio da sua empresa e apresentar uma Carta de Suporte que valide esse mesmo apoio.

 

QUEM PARTICIPA?

Altos quadros das empresas que atuarão como mentores/as e mulheres executivas interessadas desde que tenham o apoio da empresa onde trabalham.

 

INSPIRADO NO PROJETO PROMOCIONA ESPANHOL

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O Programa tem a duração de um ano e inclui abordagens metodológicas múltiplas, simultâneas ou sequenciais. A fim de proporcionar um aumento significativo nas competência e no desempenho das participantes, a abordagem é feita não apenas ao nível cognitivo, mas também nas crenças, atitudes e níveis comportamentais, através de estudos de caso; aulas teóricas; exercícios de simulação; interpretação de papéis; debates; seminários com líderes conhecidos (Master Classes); plataforma digital; diagnóstico de competência; coaching executivo; mentoring cruzado.

  • Duração: março de 2020 a 31 de março de 2021
  • Inscrições: De 18 de novembro de 2019 a 31 de janeiro de 2020
  • Entrevistas de Seleção: durante os meses de janeiro e fevereiro de 2020
  • Comunicação das candidatas selecionadas: até 29 de fevereiro de 2020

 

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O programa formativo considera 12 dias de formação ao longo de sete meses*, repartidos por três módulos

MÓDULO 1 (3 dias – março 2020)

PROPÓSITO – Visão e autoconhecimento.

MÓDULO 2 (3 dias – maio 2020)

Transformação – Identificar onde acrescentar valor.

MÓDULO 3 (3 dias + 3 dias – julho e setembro 2020)

IMPACTO – Na estratégia, no negócio, na liderança e no futuro.

 

Antes do início do Programa:

  • Assessement (Leadership Compass 360º)
  • Questionário Online

No final do Programa:

  • Leadership Compass 360º
  • MentorIa Cruzada


*As sessões serão realizadas em blocos de três dias por mês.

 

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Para além da formação em sala, o Projeto Promova complementa a formação com outras atividades igualmente importantes e essenciais para o desenvolvimento profissional das participantes. O objetivo dessas atividades é facilitar o acesso das mulheres às redes profissionais tradicionalmente masculinas e contribuir para uma mudança na cultura.

 

COACHING (6 HORAS)

Antes do início das aulas, os participantes irão realizar uma avaliação 360º, que servirá como base para sessões de coaching no início, ao longo e no final do programa. Essas sessões serão finalizadas com cada participante definindo o seu próprio Plano de Desenvolvimento Individual, de acordo com os seus objetivos.

 

MENTORIA CRUZADA (12 horas)

Cada participante terá o seu próprio mentor. Este será um alto executivo de uma empresa que não a sua. O objetivo é que os altos executivos das empresas dos participantes se envolvam no projeto como mentores de outras pessoas.

 

ATIVIDADES DE NETWORKING

O projeto inclui vários eventos e reuniões profissionais em locais a agendar em Lisboa. Essas reuniões profissionais terão formatos diferentes, embora todos pretendam proporcionar aos participantes a oportunidade real de conhecer e interagir com altos quadros executivos de empresas participantes e da comunidade empresarial em geral (pequenos almoços, fora de CEOs, outros fora e workshops).

Será criada uma comunidade online na qual participantes, empresas e altos quadros executivos possam participar ativamente. O objetivo é fortalecer as redes profissionais dos participantes.

 

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QUEM PODE PARTICIPAR?

Qualquer empresa sensibilizada para a promoção da igualdade de género no local de trabalho e mulheres executivas interessadas no projeto desde que tenham o apoio da empresa onde trabalham.

 

REQUISITOS MÍNIMOS DAS CANDIDATAS

  • Licenciatura ou nível de estudos superiores equiparável.
  • Experiência profissional mínima de 15 anos.
  • Estar a exercer uma função de gestão.
  • Nível de Inglês (B2) (no caso de não poder apresentar certificado terá de fazer um teste de Inglês na Universidade NovaSBE).
  • Apresentar uma carta de apoio da empresa onde trabalha.

Pode imprima a carta de apoio da empresa aqui

 

Outros fatores que influenciam positivamente a candidatura

  • Nível do mentor proposto;
  • Outros certificados e diplomas;
  • Idiomas;
  • Tipo de experiência profissional (número de colaboradores que gere; nível de responsabilidade, posição hierárquica na empresa, etc.);
  • Projeção profissional;
  • Experiência internacional.

 

 

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