Congresso CIP 2019 | ORADORES

 

banner_1431x3502_comp

ENQUADRAMENTO   |   PROGRAMA   |     INSCRIÇÕES     |     ORADORES     |     PATROCINADORES    |  CONTACTOS

ORADORES

 

5180515-prmrs-ro-0001_quadrado
Crédito: Rui Ochoa/Presidência da República

SUA EXCELÊNCIA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Marcelo Rebelo de Sousa

 

antonio-saraiva_quadrada

ANTÓNIO SARAIVA
Presidente da CIP

António Manuel Frade Saraiva é, desde 2010, o Presidente da CIP- Confederação Empresarial de Portugal, a associação empresarial de maior impacto e influência em Portugal.
É uma das pessoas mais influentes na sociedade portuguesa e, atualmente, um especialista em Corporate Diplomacy e Associativismo, ao qual dedicou mais de 40 anos ao longo de sua vida.
António Saraiva encarna o conceito de self-made man. Iniciou sua vida profissional como operário fabril na Lisnave sendo, mais tarde, Diretor Comercial na Metalúrgica Luso-Alemã e Presidente do Conselho de Administração da Metalúrgica Luso-Italiana, SA.
Exerce atualmente funções de Presidente do Conselho de Administração do Taguspark, Presidente do Conselho de Administração da Compta Infraestruturas e Segurança, e Administrador na Compta SA.
É Vogal do Conselho Estratégico da SOFID – Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento, IFIC, SA, e Membro do Conselho Consultivo da ATEC. É também Presidente do Observatório para a Economia do Mar.
Ao nível académico destaca-se a sua atividade enquanto membro do Conselho de Escola do ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Membro do Conselho de Curadores do ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e do Emprego e Membro do Conselho Geral Estratégico da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Leciona Corporate Diplomacy no ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.
Foi galardoado com a Comenda da Ordem do Infante.

 

 

cristina-fonseca_quad

CRISTINA FONSECA
Venture Partner at Indico Capital Partners

Cristina Fonseca é investidora e empreendedora tecnológica e co-fundadora da startup Talkdesk, uma plataforma que permite a empresas criarem o seu call center na cloud, tendo angariado quase $25 milhões de dólares de investimento nos últimos anos. Valeu-lhe em 2016 uma distinção pela revista Forbes como “30 under 30”.
Engenheira de formação com uma especialização recente em Inteligência Artificial, regressou recentemente de um programa intensivo da Singularity University, onde durante um verão 80 pessoas do mundo da ciência e dos negócios se juntam para usar as mais recentes tecnologias para resolver os maiores desafios da humanidade.
É actualmente Venture Partner na Indico Capital Partners onde investe e acompanha startups tecnológicas a lançar e escalar produtos globais de base tecnológica. É ainda administradora não executiva da Galp.

 

fernando_alexandre_foto_quad

FERNANDO ALEXANDRE
Professor Associado da Universidade do Minho

Doutorado em Economia pela Universidade de Londres. Professor Associado da UMinho, consultor da área de estudos económicos da Fundação Francisco Manuel dos Santos e membro do Conselho Consultivo do Conselho para a Produtividade Portugal. Foi Pró-Reitor da UMinho, Presidente do Conselho de Administração da SBS Startup Braga – Investimentos em Startups, SA., Presidente da Escola de Economia e Gestão da UMinho e Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna no XIX Governo Constitucional. É autor e coordenador de cinco livros sobre a economia portuguesa. Prestou serviços de consultoria para entidades como a Comissão Europeia, o Governo português, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Tribunal de Contas a Associação Portuguesa de Seguradores. É membro do painel do programa Tudo é Economia da RTP3.

 

joao-duarte_quad

JOÃO DUARTE
Professor da Nova SBE

João Duarte é professor na Nova School of Business e Economics em Lisboa e Ph.D. em Economia pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. Antes de ingressar na Nova SBE, João era pesquisador associado da Universidade de Cambridge. Sua pesquisa foca em duas áreas principais: habitação e transformação estrutural. Em habitação, ele incorpora características micro-fundadas do mercado imobiliário em modelos macroeconômicos para estudar como a política monetária afeta o mercado imobiliário e vice-versa. Na transformação estrutural, ele estuda como a realocação de mão-de-obra em diferentes setores pode explicar a desaceleração do crescimento da produtividade do trabalho agregado. Metodologicamente, ele usa a macroeconomia estrutural, que combina teoria e métodos aplicados, para estudar as questões de pesquisa acima. Atualmente leciona Macroeconomia nos cursos de graduação de economia e gestão, e Macroeconometria no curso de mestrado em economia.

mario-ferreira_quad

MÁRIO AZEVEDO FERREIRA
CEO Grupo NAU Hotels & Resorts

Mário Azevedo Ferreira nasceu em Barcelos, em 1959, no seio de uma família grande, mas foi na cidade do Porto que cresceu e estudou.
Frequentou o curso de Economia na Universidade do Porto, que interrompeu para o serviço militar obrigatório e nunca chegou a concluir.
Após uma experiência na hotelaria decidiu-se definitivamente por uma carreira no Turismo, e concluiu o curso de gestão no Centre International de Glion, na Suiça, em 1988.
Desempenhou funções de Direção e Administração em empresas em Portugal, Espanha e França, após o que desempenhou funções de Direção nas Delegações do ICEP Portugal em Itália, Reino Unido, Holanda e França, durante 13 anos.
Regressado a Portugal, foi Diretor Geral do Grupo CS Hotels, após o que, juntamente com outros promotores, desenvolveu o primeiro portal de viagens online dedicado a vender Portugal. Em finais de 2012, foi convidado a integrar a equipa de reestruturação do antigo Grupo CS Hotels pela gestora de fundos de investimento ECS Capital, e assumiu as funções de Presidente Executivo do Grupo em fevereiro de 2013, quando o processo de reestruturação teve início e até aos dias de hoje.
Rebatizado NAU Hotels & Resorts, é hoje um dos grupos de referência na hotelaria nacional.
É ainda Presidente do Conselho Fiscal da AHETA, e possui o grau de Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito, atribuído pela República Francesa.

 

susana-serrano

SUSANA SERRANO
CEO da Adalberto Estampados

Susana Serrano tem 20 anos de experiência. Susana é neste momento CEO da empresa Adalberto Estampados, desde Julho de 2019. Iniciou funções nesta empresa em Fevereiro de 2018, como COO.
Trabalhou 15 anos como Diretora de Operações, nas empresas Grupo Aquinos (indústria de mobiliário: sofás e colchões) e Grupo Martifer (construções metálicas e energias renováveis).
Durante este percurso foi professora convidada do Instituto Politécnico de Coimbra.
Nos primeiros 5 anos após a licenciatura em Engenharia dedicou-se ás áreas de Qualidade, Segurança e Ambiente.

pedro-pinto_quad

PEDRO PINTO
Moderador

Pedro Pinto é jornalista, subdiretor de informação da TVI e professor na Universidade Autónoma de Lisboa desde 1997, nos departamentos de Relações Internacionais e Ciências da Comunicação.
É apresentador dos principais espaços de informação da TVI e responsável, igualmente, pelos programas de cariz económico como o Eco24 e Tendências, na TVI 24.
Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo ISEG, com uma tese sobre a integração económica do Mercosul, é investigador do Observare e doutorando em Relações Internacionais: Geopolítica e Geoeconomia.
Tem dois romances históricos escritos: Serpa Pinto, o Mistério do Sexto Império, e o Último Bandeirante, igualmente publicado no Brasil.

POPH
QREN
Governo da República Portuguesa
União Europeia