O Presidente da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, Mário Jorge Machado, foi esta sexta-feira eleito Presidente da Euratex, Confederação da Indústria Têxtil e Vestuário Europeia. Da Assembleia Geral resultou também a nomeação de Alberto Paccanelli, anterior Presidente, para Presidente Honorário.À frente da ATP desde 2019, Mário Jorge Machado tem-se feito notar pela sua liderança estratégica no sector têxtil e vestuário, promovendo a inovação e a sustentabilidade.

Em comunicado, partilha a sua visão para a Euratex: “os últimos indicadores mostram que a indústria europeia tem taxas de crescimento inferiores ao dos seus correntes; isto é algo que temos de inverter”, aponta. Indo mais além, “os decisores políticos têm de perceber que a indústria têxtil não pode ser uma moeda de troca nas negociações globais. Vemos que os Estados Unidos estão a fazer para apoiar a sua indústria, e vemos o que a China está a fazer para apoiar a sua indústria. A Europa ficou para trás no apoio à sua indústria”.

O novo Presidente da Confederação dá ainda nota que “durante o último mandato, a UE emitiu muitas legislações sobre sustentabilidade e circularidade direcionadas para a indústria transformadora. No entanto, se quisermos que esta estratégia seja bem-sucedida, precisamos de nos concentrar mais na dimensão dos consumidores”.

Em jeito conclusivo, sublinha que “a Euratex tem um papel muito importante a desempenhar na pressão para que o processo legislativo seja realizado de acordo com a capacidade de adaptação do sector”.

Enquadre-se que Mário Jorge Machado assume a liderança numa altura desafiante para o sector, onde estão a ser feitas mudanças no que toca ao Green Deal, sendo o grande desafio nivelar o terreno de jogo da competitividade entre a indústria europeia. Esta nomeação deve ser vista também como uma oportunidade de fazer ver a indústria têxtil nacional como um farol para o resto do mundo e de alavancar o potencial tecnológico da indústria como um todo.

Fonte: ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal