A APIGRAF alterou a sua designação oficial para Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas, de Embalagem e de Comunicação Digital.
Esta mudança reflete a ampla abrangência atual do conceito de indústria gráfica, indo além da impressão e destacando as áreas de embalagem e comunicação digital, fundamentais no panorama industrial contemporâneo.
Há um sentimento de orgulho entre empresários e dirigentes por fazerem parte de um setor dinâmico, adaptativo e inovador nas indústrias gráficas, de embalagem e de comunicação digital.
O objetivo desta alteração é que o nome reflita de uma forma mais eficaz o âmbito e missão da Associação e enfatize as adaptabilidade e inovação neste setor.
A indústria gráfica é indispensável ao funcionamento da economia e representa em Portugal um volume de negócios superior 3.139 M€ e mais de 600 M€ em exportações. As mais de 2100 empresas representam 5% no total da indústria transformadora nacional e empregam mais de 23.000 pessoas.
O sector abrange atividades diversificadas, complementares e interdependentes que vão desde a fabricação de embalagens e etiquetas à impressão de toda uma multiplicidade de produtos e materiais, sobretudo papel mas também têxtil, plástico, cerâmica, metal e outros suportes. Livros, cartões magnéticos, embalagens alimentares, rótulos, etiquetas de logística, teclados, jogos, folhetos, sinalização, jornais e tantos outros produtos são apenas alguns dos muitos produtos de utilização quotidiana resultantes da atividade deste setor.
Refere José Manuel Lopes de Castro, Presidente da APIGRAF: “A associação criada ,com a fusão dos antigos grémios integra-se numa história associativa setorial que remonta a 1852. . A APIGRAF acompanha o dinamismo e resiliência das empresas do sector, tendo decidido proceder à alteração de designação para evidenciar a abrangência atual do conceito de indústria gráfica, muito mais vasto que a mera impressão, e destacar as vertentes da embalagem e da comunicação digital, atenta a sua relevãncia no panorama atual da indústria.”
Fonte: APIGRAF – Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas, de Embalagem e de Comunicação Digital