Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, celebrado no passado dia 5 de junho, a AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de PortugaL e o CATIM – Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica realizaram um workshop sobre os Roteiros de Descarbonização do METAL PORTUGAL.

Esta sessão faz parte de um programa de dez workshops no âmbito do projeto CarbonFree_Guide4Metal, contribuindo assim ativamente para acelerar a mudança de paradigma na utilização dos recursos e a transição definitiva para uma economia neutra em carbono.

Este projeto tem como principal objetivo a criação de um roteiro de descarbonização e capacitação da indústria metalúrgica e metalomecânica.

Este evento realizou-se no emblemático edifício da Alfândega do Porto, contou com a presença de mais de sessenta participantes e presidiu à sessão de abertura, Carla Gonçalves, em representação da AIMMAP, que ao longo da sua intervenção enfatizou que a atual sobrecarga sobre os recursos naturais existentes no planeta, é absolutamente insustentável, e que todos teremos de fazer alterações profundas para que em 2050 o consumo de recursos naturais se aproxime de zero.

Sublinhando que sem sustentabilidade também não haverá crescimento, destacou que «esta mudança só será possível através de um processo interativo e iterativo, que exige ciclos de aprendizagem entre todos os envolvidos».

Nesta iniciativa participaram ainda Luísa Magalhães, Diretora-Executiva da Smart Waste Portugal, Viviana Pinto e Ricardo Barbosa do INEGI, que nas suas intervenções desenvolveram com grande detalhe e expertise os temas da economia circular, avaliação do ciclo de vida do produto, eficiência energética e tecnologias de descarbonização, temas estes naturalmente enquadrados no setor metalúrgico e metalomecânico.

Seguiu-se a intervenção de João Campos da Humb Consulting que apresentou o roteiro da descarbonizaçao do METAL PORTUGAL, enquadrando o mesmo num conjunto de medidas que visam contribuir para o objetivo da neutralidade carbónica.

Já no final da manhã, a sessão de encerramento ficou a cargo de Carolina Duque, do CATIM, dando a conhecer o website do projeto https://carbonfreemetalportugal.pt, e apresentou duas ferramentas digitais interativas, que vão auxiliar as empresas do setor para o cálculo da pegada de carbono da empresa e calcular o roteiro de descarbonização.

Assim, depois de referir que em breve estará disponível através do website uma ferramenta digital que permite que cada empresa calcule e obtenha o seu roteiro para a descarbonização, fez então uma demonstração da ferramenta «Pegada METAL», já em pleno funcionamento.

Através de um exemplo prático, Carolina Duque utilizou a calculadora «Pegada METAL» para explicar a cada uma das empresas presentes, como podem calcular de uma forma fácil e relativamente automática, a pegada da sua empresa.

Foi uma sessão muito interessante e participada pelas empresas, e a próxima será já no dia 4 de julho, em Santarém.

 

Fonte: AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal