A CIP – Confederação Empresarial de Portugal, a Ordem dos Médicos e a Ordem dos Farmacêuticos promoveram no dia 9 de novembro, no Centro Cultural de Belém, Lisboa, a conferência “A Saúde é uma prioridade para Portugal?”.

A abertura da conferência foi conduzida por António Saraiva, Presidente da CIP e Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos. Ali Karami Ruiz, Director Business at OECD, Health Policy, Communications, and International Affairs. Sherpa to the B20, foi o keynote speaker da sessãoO encerramento da iniciativa ficou a cargo de Jorge Penedo, Vice-Presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, Ana Paula Martins, Bastonária da Ordem dos Farmacêutico, João Almeida Lopes, Presidente do Conselho Estratégico Nacional da Saúde da CIP, e Manuel Delgado, Secretário de Estado da Saúde.

O painel de discussão “A SAÚDE É UMA PRIORIDADE PARA PORTUGAL?”, moderado pelo jornalista Pedro Pinto, contou com a participação de João Almeida Lopes, Presidente da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, José de Matos Rosa, Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, Óscar Gaspar, Presidente da APHP – Associação Portuguesa da Hospitalização Privada, Paulo Duarte, Presidente da ANF – Associação Nacional de Farmácias, e Vítor Neves, Presidente da Europacolon Portugal, Apoio ao Doente com Cancro Digestivo.

António Saraiva afirmou que “os portugueses dificilmente compreenderão que o Orçamento para a Saúde continue a ignorar o crescimento do país”. Acrescentou que o futuro da Saúde deveria “constituir uma prioridade nacional”, ideia defendida “de forma clara, pelo Presidente da República e pelas oito ordens de profissionais da Saúde”, disse. O presidente da CIP fez ainda referência ao relatório do Conselho Nacional de Saúde e ao parecer do Conselho Económico e Social sobre o Orçamento do Estado para 2018 para exigir um reforço da dotação para a Saúde, por forma a criar condições para que “o país tenha um Sistema de Saúde de qualidade, mais equitativo e mais eficiente”.

Miguel Guimarães (Ordem dos Médicos), Ana Paula Martins (Ordem dos Farmacêuticos), João Almeida Lopes (APIFARMA), José de Matos Rosa (Comissão Parlamentar de Saúde) e Paulo Duarte (Associação Nacional de Farmácias) defenderam que o subfinanciamento crónico da Saúde, a prazo, agudizará as barreiras no acesso aos cuidados de Saúde, marcadas por uma clivagem socioeconómica.

 

Para ver galeria de fotos clicar na imagem em baixo.