A AEB – Associação Empresarial de Braga acaba de aderir ao Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga, liderando a transição para uma mobilidade mais sustentável, comprometendo-se com a implementação de um conjunto de ações que promovem uma mobilidade descarbonizada, multimodal e inclusiva de Braga. Esta iniciativa, promovida pelo BCSD Portugal e pela Câmara Municipal de Braga, tem como objetivos reduzir as emissões de GEE do concelho, garantir que todos têm acesso às mesmas soluções de mobilidade, assegurar um maior bem-estar nas deslocações casa-trabalho e promover melhor qualidade do ar e hábitos mais saudáveis. Para a materialização destes objetivos, conta com a contribuição direta das empresas e instituições.

Para Daniel Vilaça, Presidente da AEB, uma mobilidade mais sustentável, inclusiva e digital “é um desafio coletivo para o qual estamos todos convocados”. O Presidente da AEB espera que a adesão da associação possa inspirar e impulsionar uma nova vaga de adesões por parte de empresas ou instituições e lança o repto a todos os empresários(as) bracarenses “motivados(as) em fazer a diferença, independentemente da dimensão ou do setor de atividade em que operam, a juntar-se a este Pacto, contribuindo para a descarbonização do município, melhores condições de acessibilidade, melhores condições de vida da população, além da promoção de hábitos de vida mais saudáveis”.

João Meneses, secretário-geral do BCSD Portugal, reforça a pertinência desta iniciativa, lembrando que “entramos na década derradeira para a ação. O Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga é um exemplo de liderança e de aceleração para uma mobilidade urbana multimodal, maioritariamente partilhada ou coletiva, inclusiva, adaptável e, sobretudo, sustentável junto do setor empresarial de Braga.”

Nas palavras de Hélder Costa, secretário executivo para o desenvolvimento sustentável da Câmara de Braga, “o Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga é uma oportunidade para todas as organizações que queiram ser mais sustentáveis e apoiar a descarbonização da cidade”. Realçou ainda que “o primeiro Relatório de Sustentabilidade da cidade de Braga demonstrou que 65% de emissões de gases com efeito estufa tem origem na mobilidade urbana. Apesar do avanço tecnológico para energias mais limpas, a transformação para uma cidade neutra em carbono só se fará com a colaboração de todos, onde o tecido empresarial terá um papel relevante.”

Através da assinatura deste pacto, a AEB fortalece os compromissos adotados no âmbito da sua estratégia de sustentabilidade, afirmando-se como protagonista na construção de um futuro mais sustentável, inclusivo e com maior bem-estar e segurança dos cidadãos.

A mobilidade é um tema-chave em todos os compromissos europeus e mundiais – Acordo de Paris sobre o clima, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas ou o Pacto Ecológico Europeu. Nos espaços urbanos, onde irá viver mais de 2/3 da população até 2050, prevê-se que a mobilidade desempenhe um papel central na diminuição das emissões de GEE e na mitigação das alterações climáticas, no uso eficiente dos recursos e transição para uma economia circular, na redução das desigualdades sociais e maior inclusão, saúde e bem-estar da população, na adoção de hábitos de vida saudáveis e sustentáveis, na construção de centros urbanos mais resilientes e tecnológicos e na diminuição do congestionamento das cidades.

Mais informação sobre o PMEB e sobre os compromissos adotados pela AEB aqui.

Fonte: AEBraga – Associação Empresarial de Braga