A Sessão pública de apresentação de resultados do projeto mobilizador de ID&T Better Plastics: Plastics in a Circular Economy, organizada pela APIP – Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos, ocorreu no dia 21 de junho de 2023, na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), com a demonstração dos produtos desenvolvidos e onde estiveram presentes mais de 100 pessoas. Este projeto, financiado pelo COMPETE 2020, PORTUGAL 2020, LISBOA 2020 e o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, partiu de uma iniciativa da APIP e juntou a cadeia de valor do setor dos plásticos em Portugal no desenvolvimento de soluções inovadoras para promover a circularidade deste material, num investimento que totalizou 6,3 milhões de euros e deu origem a 10 produtos, 15 materiais e três tecnologias sustentáveis.

A sessão de abertura deste evento, contou com a presença de Modesto Araújo, CEO da VIZELPAS – Flexible Films, empresa promotora líder do projeto, Jaime Braga, Assessor de Direção da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, Silvia Garcia Administradora da ANI – Agência Nacional de Inovação e Nuno Mangas Presidente da Comissão Diretiva do COMPETE 2030.

Na intervenção o Assessor de Direção da CIP salientou “os desafios da sustentabilidade dos recursos e, sobretudo, do insuficiente avanço do seu tratamento na fase pós utilização gera contestação que, se não for enfrentada, põe em causa este setor, com a agravante da não apresentação de alternativas”, realçando que “a expectativa do projeto  “Better Plastics” é grande, até porque nada propor não é opção. A CIP está presente e apoia claramente esta iniciativa”.

O enquadramento prévio do projeto Better Plastics foi realizado por Bruno Pereira da Silva, Coordenador Científico do Projeto, seguindo-se as apresentações das quatro linhas de investigação e desenvolvimento do projeto realizadas por Ana Machado da Universidade do Minho, Clara Gonçalves do PIEP – Innovation in Polymer Engineering, Joel Vasco do Politécnico de Leiria e João Bordado do Instituto Superior Técnico.

A Mesa Redonda “Otimização na Gestão dos Recursos Naturais na Era da Digitalização e da Inteligência Artificial” foi moderada por Nuno Aguiar, Diretor Técnico da APIP e contou com a participação de Filipe Domingues, Co-fundador do Centro para a Cooperação no Ciberespaço, João Neves, Ex-Secretário de Estado Adjunto e da Economia, José Carlos Caldeira Administrador do INESCTEC e Pedro Mendonça, Sócio da Mosquito Portugal. Esta Mesa Redonda foi inovadora no sentido em que contou a participação de um 5º elemento: a ferramenta de inteligência artificial Chat-GPT.

Amaro Reis, Presidente da APIP e Ana Cristina Carrola, Vogal do Conselho Diretivo da APA – Agência Portuguesa do Ambiente encerraram o evento, seguindo-se um cocktail de networking.

A APIP agradece a presença de todos, especialmente dos oradores convidados, neste evento demonstrativo de que o setor está a impulsionar a transição para uma efetiva economia circular com soluções inovadoras e sustentáveis que permitam aproveitar ao máximo os benefícios do plástico, ao mesmo tempo que se promove a eficiência de recursos.