A AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal tem em curso um novo projeto financiado, no contexto do PRR, para elaboração do Roteiro para a Descarbonização das Indústrias de Madeira – Decarbwood
Com este projeto a AIMMP irá avaliar as empresas do sector, estimar a sua pegada carbónica e perceber onde podem atuar para a redução das emissões de gases com efeito de estufa.
A Associação tem como ambição demonstrar que o sector é “carbono negativo”, ou seja, que é um sector com capacidade para absorver emissões de carbono. Além da valia ambiental, esta característica terá enorme valor económico para o país, com impacto nas políticas para o setor.
Neste momento estão abertas as candidaturas para as empresas que pretendam participar no projeto e realizar gratuitamente um diagnóstico energético.
O projeto terá diferentes etapas, começando com a fase da caracterização da situação atual havendo depois a participação em grupos de debate e reflexão, para que se encontre a melhor estratégia de descarbonização para as Indústrias de Madeira.
Fonte: AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal