O Presidente da CIP, António Saraiva, recebeu uma delegação da CCILM – Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana composta por Eduardo Serra Jorge, Presidente, Miguel Gomes da Costa, Cofundador e Presidente da Assembleia Geral, Jorge-Alberto Yarte-Sada, Vice-Presidente Cofundador e José Araújo, Cofundador e Tesoureiro Geral.

Como pontos de agenda constaram as possíveis parcerias a estabelecer entre a CIP e a CCILM e novidades relativamente à relação económica entre Portugal e o México.

Com cerca de 130,3 milhões de habitantes, o México é o 2º país mais populoso da América Latina e a segunda maior economia da região, posicionando-se como a 15ª a nível mundial. Trata-se de uma economia muito aberta e fortemente integrada na economia dos EUA, o que a torna muito vulnerável aos ciclos desse mercado.

Este mercado continua a apresentar oportunidades de negócio para as empresas portuguesas em diversos setores, particularmente máquinas e equipamentos para a indústria, automóvel (moldes e componentes), aeronáutico, dispositivos médicos, tecnologias, soluções de economia circular e proteção ambiental, alimentar e bebidas, fileiras casa e moda, robótica, tecnificação e modernização do setor agrícola e agroalimentar, silvicultura, tratamento das águas e irrigação.

Imagem1